Carta da Indústria 762

19 CARTA DA INDÚSTRIA www.firjan.com.br Brownies emarcenaria, lingeries e café, impressos e realidade aumentada. À pri- meira vista, essas combinações não pa- recem fazer muito sentido, mas, se tra- balhadas estrategicamente, podem ser poderosas ferramentas para promover novos modelos de negócios e produtos. É por meio da convergência entre seto- res que nascem cada vez mais inovações e oportunidades de negócios. Algumas empresas fluminenses já entenderam isso e começaram a investir nesse novo olhar para o mercado, como o Brownie do Luiz, a Monthal e a gráfica J Di Gior- gio & Cia. Mas o que, afinal, é convergência se- torial? Renato Dias, autor de livro sobre o tema e especialista em empreendedo- rismo, define o conceito como a integra- ção entre setores econômicos que mui- tas vezes não se enxergam como parcei- ros, mas que podem ser complementa- res e correlatos. “Quando o empresário busca ou enxerga em outros segmen- tos soluções para problemas atuais da indústria tradicional ou do consumidor, promove-se inovação. Ao se investir nes- se olhar, é possível ver as possibilidades de interseção”, explica. Foi esse o caminho que Luiz Quinde- ré, o fundador damarca Brownie do Luiz, seguiu naturalmente ao buscar sempre dar um melhor destino aos resíduos de sua produção, que vem anualmente au- mentando de escala. Responsável por 50% da receita, o carro-chefe da empre- sa, sediada na capital, é o “Veneno da Lata”, que traz as bordas crocantes dos brownies – que são sobras em uma pro- dução tradicional – dentro de uma lata. Essas embalagens chegam à fábrica em pallets, e é com essas estruturas de ma- deira que a convergência acontece. Segundo Quinderé, um de seus só- cios conhecia técnicas de marcenaria e começou a transformar esses pal- lets em móveis para a fábrica e as lo- jas. Assim, em vez de irem para o lixo, as peças ganharam nova funcionalida- de. “Com o tempo, passamos a comprar alguns equipamentos de marcenaria e, este ano, optamos por aperfeiçoar ainda “ Os meios impresso e virtual são complementares. A credibilidade que uma peça física traz não foi superada com a maior relevância do meio digital. Hoje, a integração entre os dois mundos é essencial” V icente D i G iorgio , diretor comercial da J D i G iorgio & C ia

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