Carta da Indústria 779

35 CARTA DA INDÚSTRIA www.firjan.com.br dicado a esses assuntos para os associados. Os temas tratados abrem uma janela imen- sa de oportunidade para o desenvolvimento do estado do Rio”, observa ele. Maria Isabel Oschery, gerente de Con- teúdo da Casa, acrescenta que, no cerne dessa aproximação permanente com os empresários, está a estratégia da unida- de de pensar no futuro, mas sempre com a preocupação de associar essas questões com o hoje e o agora. “Buscamos conectar as temáticas futuristas com a realidade do empresário, tratando do que precisa estar no radar de todos, pois pode afetar suas atividades produtivas”, explica. DESTAQUES DA CASA FIRJAN EM 2019 AQUÁRIO Ciclo de palestras semanais sobre nova economia, apresentando soluções inovadoras que geram impacto na realidade das pessoas e empresas. As 61 edições do ano reuniram 164 palestrantes e atraíram quase 7 mil pessoas. CONSELHO ESTRATÉGICO DA CASA FIRJAN Em seu primeiro ano de atuação, o grupo, presidido por Joaquim Falcão, advogado e escritor, debateu o papel da representação empresarial na democracia, os desafios de reinvenção da empresa na nova economia e o futuro do trabalho/emprego. UNIVERSO DOS DADOS Um dos ciclos temáticos do ano. Permeou diversas atividades simultâneas, entre elas a exposição “Data Corpus – a vida decodificada”, que apresentou arte digital, instalações e atividades interativas sobre o universo da análise de dados. DIÁLOGOS DO RIO Quatro encontros realizados no segundo semestre, trazendo experiências inspiradoras para o desenvolvimento do estado. DIÁLOGOS DA INOVAÇÃO Encontros mensais em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), visando criar um ambiente propício à elaboração de propostas conjuntas com diversos segmentos da sociedade PRÊMIO CASA FIRJAN Com o objetivo de aproximar a federação e a academia, a primeira edição do concurso Firjan SENAI e Firjan IEL premiou pesquisas de mestrado e doutorado que discutem o futuro do trabalho e a reinvenção das empresas PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO Lançado no segundo semestre com o curso de Marketing Digital, em Nova Friburgo. PLATAFORMA DE CONTEÚDO DIGITAL Lançada no início de dezembro, a iniciativa reforça a estratégia de interiorização da Casa e da Firjan IEL, para disponibilizar amplo acesso aos temas tratados. Conta com ambiente virtual de aprendizagem. Sociólogo italiano Domenico De Masi, palestrante do Aquário Diálogos da Inovação, encontros em parceria com a Faperj Foto: Paula Johas Foto: Vinícius Magalhães

RkJQdWJsaXNoZXIy Njc2MzE5