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IFGF 2017 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2016

PÁG.12

para muitas prefeituras brasileiras, tendo em vista a prática recorrente e disseminada do

uso de restos a pagar como alternativa para o endividamento.

Com base nesse diagnóstico foram construídos os cinco indicadores que compõem o IFGF:

Receita Própria, Gastos comPessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida

. Os quatro

primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado agregado. O Custo da Dívida, por sua vez, tem

peso de 10%, haja vista o baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros. Este fato

reflete a incapacidade da grande maioria dos municípios em contrair dívida, seja pelas inúmeras

restrições às quais estão sujeitos, seja pela falta de garantias frente ao mercado de crédito.

Por fim, cabe ressaltar que todos os indicadores estão em conformidade com os parâmetros

definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A seguir, a descrição de cada um:

IFGF Receita Própria:

mede o total de receitas geradas pelo município, em relação ao total da

receita corrente líquida – RCL

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. O índice permite avaliar o grau de dependência das prefeituras

no tocante às transferências dos estados e da União.

IFGF Gastos com Pessoal:

representa quanto os municípios gastam com pagamento de

pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida (RCL). Tendo em vista que esse é o

gasto commaior participação na despesa total de ummunicípio, este indicador mede o grau de

rigidez do orçamento, ou seja, o espaço de manobra da prefeitura para execução das políticas

públicas, em especial dos investimentos.

IFGF Liquidez:

verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para

honrar os restos a pagar acumulados no ano, medindo a liquidez da prefeitura como proporção

das receitas correntes líquidas.

IFGF Investimentos:

acompanha o total de investimentos, em relação à receita corrente

líquida (RCL). Ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas

e hospitais bem equipados são exemplos de investimentos municipais capazes de aumentar a

produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população.

IFGF Custo da Dívida:

corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total

das receitas líquidas reais

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(RLR). O índice avalia o comprometimento do orçamento com o

pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

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Receita Corrente Líquida (RCL) é o conceito constitucional utilizado para o cálculo dos limites orçamentários. É o

total das receitas orçamentárias municipais deduzidas as contribuições dos servidores para o custeio do seu sistema

de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira dos diversos regimes de

previdência social.

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AReceita Líquida Real (RLR) é utilizada para apurar o limite de pagamento da dívida de estados emunicípios renegociada

com o Tesouro Nacional e para o cálculo da relação Dívida Financeira/Receita Líquida Real. Para os municípios, o

conceito de RLR exclui do total de receitas as receitas provenientes de operações de crédito, de alienação de bens, de

transferências voluntárias ou de doações recebidas com o fim específico de atender a despesas de capital.