IFGF 2017 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2016
PÁG.23
IFGF Custo da Dívida
Avalia o comprometimento das Receitas Líquidas Reais com o pagamento de juros e
amortizações referentes a empréstimos contraídos em anos anteriores.
Tão importante quanto o tamanho da dívida é saber a fatia do orçamento comprometida com
o pagamento de juros e amortizações, o que diz respeito ao custo da dívida. Assim como
as despesas com pessoal, esses encargos apresentam rígidas obrigações contratuais, o que
pode ser um fator de engessamento do orçamento. Este, porém, é um problema para uma
parcela muito pequena dos municípios brasileiros – a grande maioria das cidades brasileiras
(3.935) sequer declarou possuir Dívida Consolidada Líquida.
Desta forma, em 2016 as prefeituras brasileiras continuaram bem avaliadas no
IFGF Custo
da Dívida
, sendo este o melhor dos indicadores acompanhados (0,8306 pontos). Do total
de municípios analisados
,
3.076 (67,7%) prefeituras ou receberam Conceito A e 1.101 (24,2%)
Conceito B. Fato é que os municípios têm muito pouco acesso à contratação de dívida. Após
a renegociação das dívidas de estados e municípios com o Governo Federal, em 1997 e 2001,
os governos subnacionais ficaram sujeitos a diversas vedações no que concerne à emissão
D
C
B
A
59,4%
21,2%
9,9% 9,5%
A
Gestão de
Excelência
B
Boa Gestão
C
Gestão em
Dificuldade
D
Gestão
Crítica
GRÁFICO E MAPA 6:
Distribuição dos municípios por conceito do IFGF Investimentos