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IFGF 2017 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2016

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de títulos domésticos ou externos. Posteriormente, a LRF impediu que a União renegociasse as

dívidas dos municípios contraídas com instituições privadas, o que circunscreveu o problema de

dívida a pouquíssimos municípios, notadamente os maiores

16

.

Dívida com a União não é um problema para os municípios:

3.935 municípios sequer declararam possuir Dívida Consolidada Líquida.

Em todo o Brasil, apenas 367 (8,1%) municípios apresentaram dificuldade com o pagamento de

juros e amortizações e por isso ficaram com Conceito C ou D no

IFGF Custo da Dívida

. Neste

grupo, a população média é de 86 mil habitantes, quase o triplo da média nacional, com destaque

para a capital Maceió – AL, que ficou com Conceito D, e para as capitais São Paulo – SP e Belo

Horizonte – MG, que ficaram com Conceito C no

IFGF Custo da Dívida

. Vale destacar que 10

municípios

17

receberam nota zero nesse indicador por ultrapassarem o limite legal de 13% da RLR

para pagamento de juros e amortizações da dívida. O gráfico e o mapa 7 mostram a distribuição

do

IFGF Custo da Dívida

.

16

Vale acrescentar que em 2016 a regulamentação da Lei Complementar n

o

148/14, que revisou o indexador das dívidas

com a União, trouxe alívio no pagamento dos juros para boa parte dos municípios. Em vez do IGP-DI acrescido de

juros de 9% ao ano, a dívida passou a ser gerida pelo IPCA acrescido de juros de 4% ao ano, limitados à variação da taxa

básica de juros (Selic).

17

Cruzeiro do Sul – AC, Nazarezinho – PB, Riacho dos Cavalos – PB, Vicência – PE, Euclides da Cunha – BA, Rio Real –

BA, Januária – MG, Tietê – SP, Mafra – SC e Siderópolis - SC.

D

C

B

A

2,1% 5,9%

24,2%

67,7%

A

Gestão de

Excelência

B

Boa Gestão

C

Gestão em

Dificuldade

D

Gestão

Crítica

GRÁFICO E MAPA 7:

Distribuição dos municípios por conceito do IFGF Custo da Dívida