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IFGF 2017 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2016

PÁG.31

no

IFGF Investimentos

(7,1% da RCL). Além disso, o comprometimento do orçamento

com juros e amortizações da dívida foi determinante para a colocação da capital. Estas

despesas representaram 7,6% da receita líquida real da capital paulista – Conceito C no

IFGF Custo da Dívida.

Entre as grandes metrópoles, vale destacar também os resultados de

Belo Horizonte

(MG).

Em 2016, foi a primeira vez, em 11 anos, que a capital mineira não terminou o

ano com mais restos a pagar do que recurso em caixa. A melhora no

IFGF Liquidez

levou a capital a ficar, pela primeira vez, entre os 500 maiores resultados do país.

Entre as 10 capitais com Conceito C,

Recife (PE)

chamou a atenção por conta do baixo

nível dos investimentos e por encerrar o ano com o caixa apertado. Os investimentos

representaram apenas 6,2% do orçamento e o caixa descontado os restos a pagar

representou 3,4% da RCL. Por sua vez,

Natal (RN)

investiu um percentual maior da

receita (9,7%), mas registrou maior percentual de gastos com pessoal – 55,8% da RCL

contra 53,0% na capital pernambucana.

No sul do país,

Curitiba (PR)

apresentou situação fiscal difícil, numa combinação de

baixo investimento, apenas 2,4% da RCL, e caixa apertado com restos a pagar, Conceito

C no

IFGF Liquidez.

A oitava maior cidade do país ocupa o 17

o

lugar entre as capitais e

a 801

a

posição entre todos os municípios analisados.

Macapá (AP)

foi a penúltima colocada entre as capitais com um cenário de extremos.

Se por um lado a capital amapaense atingiu Conceito A no

IFGF Liquidez

e no

IFGF

Custo da Dívida,

por outro, ficou com Conceito D nos outros três indicadores, com

destaque para os gastos com pessoal, que ultrapassaram o limite de 60% determinado

pela LRF, atingindo 73,7% da RCL.

Campo Grande (MS)

obteve o único Conceito D entre as capitais. A análise das contas

públicas da capital sul-mato-grossense revelou um quadro de baixo investimento – 3,2

vezes inferior à média das capitais. Além disso, o volume de restos a pagar foi superior

aos recursos em caixa, ou seja, a prefeitura descumpriu a LRF e entregou a capital no

vermelho.

O estudo caso a caso das capitais brasileiras chama a atenção para a riqueza de

informações disponíveis para a orientação das políticas públicas. Os resultados positivos

de algumas delas mostram que o alto desempenho fiscal é possível. Nesse sentido, o

IFGF oferece aos contribuintes e aos gestores públicos importante instrumento para o

acompanhamento permanente da gestão fiscal.