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PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016

PÁG. 4

A frota marítima mundial, estimada em 90 mil navios, transporta por viagem 20 milhões de

contêineres, 540 milhões de toneladas de petróleo e seus produtos e 784 milhões de toneladas

de grãos, minérios, carvão e outros granéis. Os navios viabilizam trocas, através dos oceanos,

no valor anual de US$ 8 trilhões em mercadorias, gerando US$ 400 bilhões em receitas de

fretes, 5% do valor total transportado.

Tabela 1.

Transporte marítimo mundial

Principais cargas marítimas

Participação

Granéis

53%

Minério de ferro

13%

Carvão

12%

Grãos

4%

Outros

24%

Petróleo bruto

17%

Contêineres

15%

Petróleo produtos

9%

Gás e químicos

6%

Carga marítima total:

9,8 bilhões de toneladas

Fonte: Unctad, 2015.

O Lloyd Register estima o crescimento do transporte marítimo mundial passando de 9,8 bilhões

de toneladas, em 2015, para 20 bilhões de toneladas, em 2035. A previsão indica demanda

favorável à frente. A perspectiva é positiva, mas o momento não é bom para estaleiros. Entre

2010 e 2011 ocorreu o pico da construção naval.

O setor vive agora com menor volume de encomendas. A taxa de ocupação dos estaleiros

caiu de 83%, em 2010, para 56%, em 2014. Foram construídos 4.800 navios, em 2013. Em

2016, 3.365 navios. A redução dos negócios provocou demissões e negociações com bancos.

A queda do preço do barril do petróleo reduziu encomendas de plataformas de produção de

petróleo, fixas e semissubmersíveis, que chegaram a representar receitas maior que a construção

de navios (uma plataforma pode custar até 15 vezes o preço de um petroleiro de grande porte).

1. CONTEXTO

Cenário mundial e participação do Brasil no mercado naval

Elaborado por Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL