PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016
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A frota marítima mundial, estimada em 90 mil navios, transporta por viagem 20 milhões de
contêineres, 540 milhões de toneladas de petróleo e seus produtos e 784 milhões de toneladas
de grãos, minérios, carvão e outros granéis. Os navios viabilizam trocas, através dos oceanos,
no valor anual de US$ 8 trilhões em mercadorias, gerando US$ 400 bilhões em receitas de
fretes, 5% do valor total transportado.
Tabela 1.
Transporte marítimo mundial
Principais cargas marítimas
Participação
Granéis
53%
Minério de ferro
13%
Carvão
12%
Grãos
4%
Outros
24%
Petróleo bruto
17%
Contêineres
15%
Petróleo produtos
9%
Gás e químicos
6%
Carga marítima total:
9,8 bilhões de toneladas
Fonte: Unctad, 2015.
O Lloyd Register estima o crescimento do transporte marítimo mundial passando de 9,8 bilhões
de toneladas, em 2015, para 20 bilhões de toneladas, em 2035. A previsão indica demanda
favorável à frente. A perspectiva é positiva, mas o momento não é bom para estaleiros. Entre
2010 e 2011 ocorreu o pico da construção naval.
O setor vive agora com menor volume de encomendas. A taxa de ocupação dos estaleiros
caiu de 83%, em 2010, para 56%, em 2014. Foram construídos 4.800 navios, em 2013. Em
2016, 3.365 navios. A redução dos negócios provocou demissões e negociações com bancos.
A queda do preço do barril do petróleo reduziu encomendas de plataformas de produção de
petróleo, fixas e semissubmersíveis, que chegaram a representar receitas maior que a construção
de navios (uma plataforma pode custar até 15 vezes o preço de um petroleiro de grande porte).
1. CONTEXTO
Cenário mundial e participação do Brasil no mercado naval
Elaborado por Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL