PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016
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Tabela 2.
Carteira de encomendas no mundo – agosto 2016
Tipo de embarcação
Unidades em construção no mundo Unidades em construção no Brasil
Graneleiros
1.249
0
Petroleiros
966
8
Porta-contêineres
432
0
Gaseiros
297
3
Apoio
offshore
406
25
FPSO
plataforma
offshore
15
4 completas
(10 integrações de módulos)
Total
3.365
40
Fontes: Clarksons e SINAVAL.
Crise em ciclos
A construção naval é reconhecida por três características: opera em ciclos; é setor estratégico
com forte apoio do Estado; gera desenvolvimento e inserção internacional. Os principais países
construtores de navios são a China, Coreia do Sul, Japão e Alemanha.
A China, com a maior parte dos estaleiros sob controle do Estado, reagiu à crise produzindo
uma lista dos estaleiros que mereciam apoio financeiro para continuar operando. Os que não
estão na lista terão que solucionar sozinhos seus problemas ou se fundir com um dos grandes
grupos que receberão apoio.
Na Coreia do Sul, a Financial Services Commission exigiu de suas três maiores empresas de
construção naval, Hyundai, Samsung e Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), planos
de recuperação em conjunto com seus bancos credores. Solução atualmente em andamento.
Financiamentos para construção de navios
Os financiamentos aos armadores para construção de navios têm como principal fonte bancos
em operação consorciada para reduzir riscos. Em 2015 os volumes de financiamentos para a
construção de navios no mundo somaramUS$ 385,5 bilhões. Eram de US$ 178,5 bilhões, em 2006.
As operações de bancos da Europa eram 94% do total, em 2006, caíram para 66% em 2015.
Os bancos da Ásia, com 4% do total, em 2006, cresceram para 16% em 2015, segundo
o
Euromoney
, citado nas conclusões da Organização para Cooperação Econômica e
Desenvolvimento (OECD), em conferência sobre indústria naval, em maio de 2016, na França.
Créditos para a exportação de navios e equipamentos navais, com apoio dos governos,
somaram US$ 98,6 bilhões de dólares, de 2005 a 2015, os cinco países maiores exportadores
de navios representam 85% do total. A destinação dos financiamentos foram para: EUA 16%;
Reino Unido 12%; Alemanha e Suíça 5%.