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PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016

PÁG. 5

Tabela 2.

Carteira de encomendas no mundo – agosto 2016

Tipo de embarcação

Unidades em construção no mundo Unidades em construção no Brasil

Graneleiros

1.249

0

Petroleiros

966

8

Porta-contêineres

432

0

Gaseiros

297

3

Apoio

offshore

406

25

FPSO

plataforma

offshore

15

4 completas

(10 integrações de módulos)

Total

3.365

40

Fontes: Clarksons e SINAVAL.

Crise em ciclos

A construção naval é reconhecida por três características: opera em ciclos; é setor estratégico

com forte apoio do Estado; gera desenvolvimento e inserção internacional. Os principais países

construtores de navios são a China, Coreia do Sul, Japão e Alemanha.

A China, com a maior parte dos estaleiros sob controle do Estado, reagiu à crise produzindo

uma lista dos estaleiros que mereciam apoio financeiro para continuar operando. Os que não

estão na lista terão que solucionar sozinhos seus problemas ou se fundir com um dos grandes

grupos que receberão apoio.

Na Coreia do Sul, a Financial Services Commission exigiu de suas três maiores empresas de

construção naval, Hyundai, Samsung e Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), planos

de recuperação em conjunto com seus bancos credores. Solução atualmente em andamento.

Financiamentos para construção de navios

Os financiamentos aos armadores para construção de navios têm como principal fonte bancos

em operação consorciada para reduzir riscos. Em 2015 os volumes de financiamentos para a

construção de navios no mundo somaramUS$ 385,5 bilhões. Eram de US$ 178,5 bilhões, em 2006.

As operações de bancos da Europa eram 94% do total, em 2006, caíram para 66% em 2015.

Os bancos da Ásia, com 4% do total, em 2006, cresceram para 16% em 2015, segundo

o

Euromoney

, citado nas conclusões da Organização para Cooperação Econômica e

Desenvolvimento (OECD), em conferência sobre indústria naval, em maio de 2016, na França.

Créditos para a exportação de navios e equipamentos navais, com apoio dos governos,

somaram US$ 98,6 bilhões de dólares, de 2005 a 2015, os cinco países maiores exportadores

de navios representam 85% do total. A destinação dos financiamentos foram para: EUA 16%;

Reino Unido 12%; Alemanha e Suíça 5%.