Carta da Indústria 778

33 CARTA DA INDÚSTRIA www.firjan.com.br fundado do perfil do consumidor chinês, procurando entender o seu momento atu- al. “Todo processo de internacionalização passa por conhecer bem o mercado, os pa- drões de consumo, canais de distribuição, além da parte legislativa. Enquanto os EUA são uma economia de barreira e a eco- nomia europeia está encolhendo, a Chi- na quer crescer e está de braços abertos, mas isso não quer dizer que ela vai adqui- rir qualquer coisa. O chinês quer bom cus- to-benefício e quer saber o diferencial dos produtos oferecidos”, orienta. Na lista recente de companhias ha- bilitadas para exportar produtos lácteos para China, a CCA Laticínios, localizada em Macuco, Região Serrana do estado, se destaca como o único estabelecimento flu- minense. “Trabalhamos desde 2017 nesse projeto. Estamos pesquisando e compre- endendo melhor o gigantesco mercado chinês para definirmos a melhor forma de atuar. Não é simples, mas acreditamos que o esforço valerá a pena”, ressalta Antônio Carlos Cordeiro, diretor da CCA. Cordeiro acrescenta ainda que, em 2020, pretende marcar presença na China International Import Expo, feira idealizada pelo governo chinês para aumentar suas importações. “Temos que prospectar no- vas oportunidades diante do atual quadro econômico. Mas entendo que o mercado externo não deve ser visto apenas como uma válvula de escape, devido às dificul- dades do mercado interno. Tem que ser vis- to como parte integrante do negócio das grandes empresas”, frisa. O momento chinês vai ao encontro da nova abertura comercial do Brasil. “O país está buscando maior inserção nas cadeias globais de valor, diversificando sua pauta exportadora. É muito importante para as empresas fluminenses que a pauta do Rio seja de produtos de valor agregado, fruto do trabalho da indústria”, analisa Giorgio Luigi Rossi, coordenador da Firjan Inter- nacional. TREINAMENTO NA FIRJAN Atenta à demanda crescente por infor- mações qualificadas e dados de mercado para melhor sucesso no encaminhamen- to de negociações, a Firjan oferecerá, em 27/11, o curso “Comércio e operações inter- nacionais na China: Quais são as oportu- nidades para as empresas brasileiras?”, em parceria com a Fundação Centro de Estu- dos do Comércio Exterior (Funcex). “Nossa proposta é fornecer não somente dados de mercado, mas da cultura negocial da China. Isso tem que ser muito bem avalia- do pelas empresas que querem investir no país”, complementa Rossi. Responsável por ministrar o curso, Ling explica que o treinamento irá detalhar o passo a passo de como proceder nas ne- gociações, abordando as precauções ne- cessárias. “Nosso objetivo é preparar a em- presa para negociar, analisando a sua es- trutura. Nesse sentido, o conhecimento das diferenças culturais e o modo de interação com os chineses são etapas imprescindíveis para que o andamento do processo possa fluir sem entraves”, afirma. CURSO COMÉRCIO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS NA CHINA: QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS? Quando: 27/11, das 9h às 18h Onde: Firjan Sede Inscrições: Até 22/11 Telefones: (21) 2563-4600 (Firjan) e (21) 2509-7000, 3529-7002, 98111-1760 (Funcex) E-mail: suporteanegocios@firjan.com.br ou cursosfuncex@funcex.org.br Vagas limitadas Na pág. 34, entenda como negociar com a China. Quer saber mais?

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