IFDM 2018

6 SISTEMA FIRJAN • IFDM • 2016 mento socioeconômico dos municípios. Em 2016, apenas 2.254 municípios registraram geração de empregos, ou seja, quase 60% das cidades no Brasil fecharam postos de tra- balho, incluindo capitais e grandes centros econômicos. • O IFDM Emprego & Renda apresentou pequena recuperação frente a 2015, contudo, manteve-se em nível historicamente baixo. A crise foi tão severa que mesmo que o IFDM Emprego & Renda cresça nos próximos anos, com variação média de 1,5% – taxa média da vertente entre 2009 e 2012 –, o país alcançará o nível de 2013 apenas em 2027. Em outras palavras, a crise custou mais de uma década de desenvolvimento para o mercado de trabalho formal dos municípios brasileiros. • O IFDM Emprego & Renda sempre foi a vertente com menor quantidade de cidades com desenvolvimento alto e moderado, no entanto, o cenário de recessão dos últimos anos reduziu ainda mais esse grupo. O país levou sete anos para incluir 103 municípios no gru- po dos que possuem desenvolvimento alto ou moderado na vertente Emprego & Renda , contudo, em apenas três anos a crise conseguiu retirar 936 municípios dessa categoria. Apenas cinco cidades conquistaram o alto desenvolvimento nessa vertente, pior resulta- do da série histórica. • O IFDM Educação apresentou crescimento desde o início da série histórica. Com isso, alcançou o maior nível em 2016, com 0,7689 ponto. No entanto, esse foi o ano em que a educação menos avançou (0,6%) na última década. Além disso, os indicadores que compõe o IFDM Educação continuam longe das metas definidas no Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação. • A meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) era, até 2016, universalizar a educação infantil na pré-escola e, até 2024, ampliar a oferta de creches para atender, pelo menos, 50% das crianças de até três anos. No entanto, em 2016, o país alcançou apenas 80,4% no atendimento à pré-escola e 27,4% de cobertura à creche 1 . • Além da cobertura, o IFDM Educação mede a qualidade da educação no Ensino Funda- mental, que é capturada pela nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2 . A Meta 7 do PNE indica que o IDEB deverá atingir a nota 6,0 até 2021. Ape- sar da evolução observada na última década, será muito difícil alcançar a meta no prazo definido. Caso o IDEB cresça 5,5% a.a. – crescimento médio das últimas três avaliações – o resultado só irá alcançar a meta em 2025. • O IFDM Saúde também apresentou crescimento em todos os anos da série, atingindo 0,7655 ponto. Mas assim como na Educação , 2016 foi o ano de menor avanço na última década (1,6%). Isso em um contexto em que o acesso à saúde básica ainda não é realida- de para 77 milhões de brasileiros. • Entre as variáveis que compõem o IFDM Saúde , a que mais precisa desenvolver-se é o percentual de gestantes com sete ou mais consultas pré-natais. Em 2016, um terço IFDM 1 Os valores foram calculados baseados em estimativas populacionais utilizando parâmetros do Censo 2010. 2 O índice é bienal, sempre realizado em anos ímpares, divulgado no ano subsequente, e pode variar entre zero e dez. Ele é calculado pela combinação do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações (SAEB e Prova Brasil). Nessa publicação foi utilizado o resultado mais atual do IDEB –2015. O Brasil alcançou o maior nível da série, 4,8, iniciada em 2005.

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