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PÁG. 9

2 A 8 DE OUTUBRO | CARTA DA INDÚSTRIA

Delmo Pinho, Mauro Viegas Filho e Jorge Luiz Bastos: concessões em pauta

C

CONSELHOS

E FÓRUNS

Para discutir as futuras ações

em concessões que envolvem

o estado do Rio, o Conselho

Empresarial de Infraestrutura do

Sistema FIRJAN recebeu Jorge

Luiz Bastos, diretor da Agência

Nacional de Transportes Terrestres

(ANTT). Bastos abordou as

áreas de atuação do órgão e os

compromissos assumidos para

a realização das obras do

Programa de Investimentos em

Logística (PIL).

“No Rio haverá um aporte de

R$ 3,5 bilhões. É o estado que

recebeu o maior número de

investimentos nessa etapa de

concessões, teve mais pleitos

atendidos que os outros”. Ele

destacou os investimentos de

infraestrutura previstos nas

rodovias fluminenses, que deverão

ser realizados nos próximos meses.

“Até o fim do ano pretendemos

iniciar as obras nas marginais e a

duplicação da Serra das Araras. Já

a conclusão da BR 101 será em

março de 2016”, disse.

Segundo Bastos, a renovação das

concessões ferroviárias existentes

é um desafio para a ANTT. “Nesse

processo, queremos ajustar os

contratos, que têm muitas falhas.

A ideia é aumentar a capacidade

ferroviária do país. Daremos um

salto significativo nesse sentido”,

afirmou, destacando a Ferrovia

Rio-Vitória (EF 118) como um

marco estratégico entre esses

investimentos. “Nós já fizemos

uma audiência pública e estamos

tratando da modelagem dessa

concessão com o governo do

estado do Rio. Para dar viabilidade

a ela, temos de conversar com

todos. É preciso ouvir o mercado”,

alertou Viegas.

CONSELHO EMPRESARIAL DE INFRAESTRUTURA

DEBATE CONCESSÕES DE RODOVIAS E FERROVIAS COM ANTT

Com relação à construção da

EF 118, o presidente do Conselho,

Mauro Viegas Filho, apresentou

ao diretor-geral a proposta

elaborada pelo Sistema FIRJAN,

sugerindo que parte dos recursos

a serem ressarcidos pela empresa

VLI ao governo federal seja usada

para a elaboração do projeto

executivo da nova ferrovia. A

proposta foi prontamente aceita,

sendo requisitado ao governo do

estado que envie uma solicitação

oficial à ANTT.

Delmo Pinho, subsecretário

estadual de Transportes, sugeriu a

desoneração de impostos sobre

insumos de serviços que serão

contratados para a realização

da ferrovia. “As concessionárias

estão investindo em áreas que são

patrimônio governamental. Não faz

sentido o governo cobrar imposto

de si próprio. Então, em tese,

não seria errado ter uma isenção

de ICMS, ISS e PIS/COFINS que

incidisse sobre as obras. Isso geraria

uma redução de 25% dos custos”,

defendeu Pinho.

O presidente do Conselho alertou

para a necessidade de se pensar

em alternativas que fomentem o

interesse do setor privado pelas

concessões. “Não temos condições

de receber investimentos públicos

nesse momento, então temos que

melhorar os processos de Parcerias

Público-Privadas. Precisamos atrair

players

para esse processo. Nesse

fórum queremos formar parcerias

para isso”, destacou Viegas Filho.

Para Celia Daumas, gerente de

Projetos da Prumo Logística, a

reunião abriu novas perspectivas

para as empresas. “O Norte

Fluminense demanda investimentos

em ferrovias e rodovias. Foi muito

bom ter visto que a ANTT já

estuda detalhadamente o acesso

rodoviário na concessão da BR

101”, disse. A reunião aconteceu

em 22 de setembro, na sede do

Sistema FIRJAN.

Vinícius Magalhães