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CARTA DA INDÚSTRIA

www.firjan.com.br

Alienação

da participação

acionária da Infraero no

Aeroporto do Galeão (RJ)

Privatização

do Aeroporto

de Macaé (RJ)

3ª rodada

sobre regime de

partilha da produção na

área do pré-sal

15ª rodada

de blocos para

exploração e produção

5ª rodada

de licitações de

campos terrestres maduros

4ª rodada

de blocos

sob regime de partilha e

produção

melhores condições paras as empresas

fluminenses escoarem a produção”.

O estado do Rio poderá se benefi-

ciar com alguns projetos, em especial os

localizados em seu território. Um deles é

a venda das ações da Infraero no Aero-

porto do Galeão, que tem estrutura para

receber 30 milhões de passageiros por

ano, porém, movimentou apenas me-

tade de sua capacidade em 2016. Além

disso, ele é o quarto aeroporto interna-

cional mais movimentado do Brasil e o

quarto terminal de cargas em volume.

De acordo com Respício Espírito San-

to, professor do Departamento de En-

genharia de Transportes da Universidade

Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a saída

da Infraero poderá significar a entrada de

um parceiro com maior capacidade de

realização de investimentos, a fim de au-

mentar a capacidade de movimentação

de cargas, melhorando as condições lo-

gísticas das empresas fluminenses. “Sem

a participação da Infraero, o consórcio

ganhará mais dinamismo e liberdade. A

administração do aeroporto tem que ter

obrigatoriamente uma gestão moderna, o

que não acontece hoje”, avalia. Para o pro-

fessor, outros aeroportos deveriam entrar

nos próximos pacotes do PPI, como os de

Resende, Itaperuna e Angra dos Reis.

Outro ativo que será concedido à ini-

ciativa privada, com possibilidade de me-

lhorar o fluxo de escoamento de merca-

dorias das companhias fluminenses, é o

Aeroporto de Macaé. O local é um dos

maiores aeroportos de apoio offshore do

mundo e responde por 40% do total de

pousos e decolagens de helicópteros na

área da Bacia de Campos. Em 2016, teve

movimento de passageiros 60% acima de

sua capacidade.

“As empresas da região já estão se

adaptando às novas oportunidades que

surgirão com o reaquecimento do mer-

cado de óleo e gás. Por isso, é essencial

que o Aeroporto de Macaé acompanhe

esse cenário e receba investimentos para

ser mais eficaz”, pontua Fernando Aguiar,

presidente da Representação Regional

FIRJAN/CIRJ no Norte Fluminense.

LEILÕES DE P&G

O terceiro pacote do PPI também re-

afirma o calendário regular de leilões ins-

PROJETOS CONTEMPLADOS

NO TERCEIRO PACOTE DO PPI

QUE TRARÃO BENEFÍCIOS AO

ESTADO DO RIO