15 A 21 DE MAIO | CARTA DA INDÚSTRIA
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A 5ª Conferência de Logística
Brasil-Alemanha, um dos principais
eventos internacionais voltados
à cadeia de suprimentos, reuniu
empresários e autoridades, na sede
do Sistema FIRJAN, em abril, para
discutir o panorama e os desafios
do setor. Na abertura do evento,
Sergio Boanada, presidente da
Câmara de Comércio Brasil-
Alemanha, elogiou as contribuições
da Federação para o setor, como
os esforços que resultaram na
implantação dos programas Porto e
Aeroporto 24 horas e Portal Único
do Comércio Exterior, que estará
funcionando plenamente até 2017.
“A FIRJAN conseguiu avanços que
melhoraram significativamente o
ambiente de negócios no Brasil”,
pontuou o presidente.
Entretanto, Boanada avalia que o
governo precisa avançar mais, a
fim de melhorar a infraestrutura
de transportes no país e atrair
investidores. “As restrições
financeiras impostas pela economia
abrem mais uma vez espaço para
a participação de capital privado
em projetos de infraestrutura. Para
isso, precisamos de projetos bem
estruturados financeiramente e
com marcos regulatórios seguros e
estáveis”, analisou.
O ministro-chefe da Secretaria
de Portos da Presidência da
República, Edinho Araújo, que
participou da abertura do evento,
destacou que o setor portuário
está repleto de oportunidades:
“Estamos discutindo a concessão
dos canais de acesso aos portos,
a fim de garantir a dragagem para
manutenção da profundidade nos
acessos marítimos. Cabe a nós,
órgãos públicos, trabalharmos para
viabilizar novos investimentos, que
5ª CONFERÊNCIA BRASIL-ALEMANHA DISCUTE
DESAFIOS E PANORAMA DO SETOR DE LOGÍSTICA
gerem emprego e renda e reduzam
o custo Brasil”.
LOGÍSTICA URBANA
Riley Rodrigues, especialista em
Competitividade Industrial e
Investimentos do Sistema FIRJAN,
participou do painel “Logística
Urbana”, que discutiu as dificuldades
em relação à distribuição de
mercadorias nas cidades. Segundo
Rodrigues, o crescimento urbano
desordenado é a principal causa
do congestionamento. “As pessoas
moram longe de seus locais de
trabalho, deslocam-se na mesma
direção e em horários coincidentes.
Isso fez com que, em 2013, os
congestionamentos na Região
Metropolitana do Rio de Janeiro
atingissem 130 km e gerassem
um custo de R$ 29 bilhões, valor
superior ao PIB de cinco estados
e fortes impactos na distribuição
urbana de cargas, um dos setores
mais afetados”. De acordo com o
estudo elaborado pela Federação,
para melhorar a distribuição é preciso
fazer ajustes na lei de restrição ao
tráfego de veículos de cargas. Entre
as medidas está a liberação dos
Veículos Urbanos de Carga (VUC),
medida já adotada por outras cidades
no Brasil e no mundo.
Marco Saltini, diretor da MAN Latin
America, avalia que o debate mostrou
a necessidade de um planejamento
a longo prazo para o setor de
logística. “Isso é fundamental para a
competitividade industrial. O plano
não pode ser restrito à gestão de um
governante. Deve ter continuidade
para ser eficiente”, avalia.
G
GERAL
O ministro Edinho Araújo apresentou propostas para atrair investimentos para o Brasil
Fabiano Veneza
“A FIRJAN conseguiu
avanços que melhoraram
significativamente o
ambiente de negócios
no Brasil"
Sergio Boanada
Presidente da Câmara de Comércio
Brasil-Alemanha