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15 A 21 DE MAIO | CARTA DA INDÚSTRIA

PÁG. 5

A 5ª Conferência de Logística

Brasil-Alemanha, um dos principais

eventos internacionais voltados

à cadeia de suprimentos, reuniu

empresários e autoridades, na sede

do Sistema FIRJAN, em abril, para

discutir o panorama e os desafios

do setor. Na abertura do evento,

Sergio Boanada, presidente da

Câmara de Comércio Brasil-

Alemanha, elogiou as contribuições

da Federação para o setor, como

os esforços que resultaram na

implantação dos programas Porto e

Aeroporto 24 horas e Portal Único

do Comércio Exterior, que estará

funcionando plenamente até 2017.

“A FIRJAN conseguiu avanços que

melhoraram significativamente o

ambiente de negócios no Brasil”,

pontuou o presidente.

Entretanto, Boanada avalia que o

governo precisa avançar mais, a

fim de melhorar a infraestrutura

de transportes no país e atrair

investidores. “As restrições

financeiras impostas pela economia

abrem mais uma vez espaço para

a participação de capital privado

em projetos de infraestrutura. Para

isso, precisamos de projetos bem

estruturados financeiramente e

com marcos regulatórios seguros e

estáveis”, analisou.

O ministro-chefe da Secretaria

de Portos da Presidência da

República, Edinho Araújo, que

participou da abertura do evento,

destacou que o setor portuário

está repleto de oportunidades:

“Estamos discutindo a concessão

dos canais de acesso aos portos,

a fim de garantir a dragagem para

manutenção da profundidade nos

acessos marítimos. Cabe a nós,

órgãos públicos, trabalharmos para

viabilizar novos investimentos, que

5ª CONFERÊNCIA BRASIL-ALEMANHA DISCUTE

DESAFIOS E PANORAMA DO SETOR DE LOGÍSTICA

gerem emprego e renda e reduzam

o custo Brasil”.

LOGÍSTICA URBANA

Riley Rodrigues, especialista em

Competitividade Industrial e

Investimentos do Sistema FIRJAN,

participou do painel “Logística

Urbana”, que discutiu as dificuldades

em relação à distribuição de

mercadorias nas cidades. Segundo

Rodrigues, o crescimento urbano

desordenado é a principal causa

do congestionamento. “As pessoas

moram longe de seus locais de

trabalho, deslocam-se na mesma

direção e em horários coincidentes.

Isso fez com que, em 2013, os

congestionamentos na Região

Metropolitana do Rio de Janeiro

atingissem 130 km e gerassem

um custo de R$ 29 bilhões, valor

superior ao PIB de cinco estados

e fortes impactos na distribuição

urbana de cargas, um dos setores

mais afetados”. De acordo com o

estudo elaborado pela Federação,

para melhorar a distribuição é preciso

fazer ajustes na lei de restrição ao

tráfego de veículos de cargas. Entre

as medidas está a liberação dos

Veículos Urbanos de Carga (VUC),

medida já adotada por outras cidades

no Brasil e no mundo.

Marco Saltini, diretor da MAN Latin

America, avalia que o debate mostrou

a necessidade de um planejamento

a longo prazo para o setor de

logística. “Isso é fundamental para a

competitividade industrial. O plano

não pode ser restrito à gestão de um

governante. Deve ter continuidade

para ser eficiente”, avalia.

G

GERAL

O ministro Edinho Araújo apresentou propostas para atrair investimentos para o Brasil

Fabiano Veneza

“A FIRJAN conseguiu

avanços que melhoraram

significativamente o

ambiente de negócios

no Brasil"

Sergio Boanada

Presidente da Câmara de Comércio

Brasil-Alemanha