PÁG. 4
18 DE ABRIL A 1º DE MAIO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA
ACORDO ENTRE FIRJAN E PREFEITURA MINIMIZA IMPACTO
DAS RESTRIÇÕES LOGÍSTICAS NAS OLIMPÍADAS DO RIO
Para adequar o sistema
viário da cidade do
Rio às demandas dos
Jogos Olímpicos e
Paralímpicos, a prefeitura
realizará uma série de
alterações logísticas
durante o evento, que
acontece de 5 a 21 de
agosto (Olimpíadas) e
de 7 a 18 de setembro
(Paralimpíadas), com a
adoção de restrições à
circulação de veículos de
carga no município. Para
contribuir com soluções,
o Sistema FIRJAN
elaborou propostas que
minimizam o impacto
dessas mudanças para a
indústria fluminense.
As sugestões foram
acatadas pela prefeitura,
garantindo as operações
do setor produtivo,
sem desconsiderar os
interesses do governo
municipal. Ricardo
Lemos Gonzaga, diretor de
Desenvolvimento da CET-Rio,
destaca que, em boa parte da
capital, haverá faixas exclusivas para
priorizar o deslocamento de atletas,
que precisam chegar aos locais de
competição no horário marcado.
“Com isso, haverá menos espaço
para tráfego em vias importantes,
e as alterações são uma medida
para compensar essa perda
durante os jogos. Nesse sentido foi
importante realizar reuniões com
agentes olímpicos, nas quais os
diversos segmentos da sociedade
tiveram voz para propor ajustes e
mudanças”, explicou Gonzaga.
ADAPTAÇÃO DA PROPOSTA
Como resultado das sugestões
Com a alternativa apresentada pela FIRJAN, veículos de menor
porte poderão circular entre 11h e 17h no Centro e na Zona Sul
do Sistema FIRJAN, o período de
limitação à circulação de veículos
de carga foi reduzido em 14 dias,
passando a valer a partir de 18
de julho. Na proposta original, a
limitação estava prevista para o
intervalo entre 4 de julho e 18 de
setembro, um total de 76 dias.
Outra regra previa a extensão
do polígono que restringe o tráfego
de cargas para uma área de 320 km,
no qual a circulação de veículos
desse tipo ficaria suspensa entre
6h e 21h. Com a adoção da
alternativa apresentada pela
Federação, essa limitação valerá
apenas para as regiões do Centro e
da Zona Sul da cidade. Há exceção
apenas para caminhões de menor
porte e veículos utilitários,
como vans, que poderão
circular entre 11h e 17h
nessas localidades.
Nas demais áreas do
polígono, incluindo a região
de acesso ao Porto do Rio
de Janeiro, os veículos
de grande porte serão
liberados das 10h às 16h,
além do horário noturno.
A modificação amplia o
período disponível para
o tráfego de cargas de 9
horas para 15 horas diárias.
Para garantir o pleno
funcionamento da atividade
produtiva, estão sendo
discutidas ainda ações
específicas para a área do
Porto, como o reforço
da segurança nas vias do
entorno da Avenida Brasil,
com maior policiamento
noturno e fiscalização da
CET-Rio. “As propostas
foram construídas em
parceria. Houve um ganho muito
grande tanto para o setor produtivo
e para a cadeia econômica, quanto
para os Jogos, que ocorrerão com
a cidade produzindo e plenamente
abastecida”, avaliou Riley Rodrigues,
especialista de Ambiente de Negócios
e Infraestrutura da Federação.
Ainda estão em análise medidas para
diminuir as restrições logísticas em
outras áreas menos relacionadas
aos Jogos Olímpicos e no polo
industrial de Jacarepaguá. A região
é estratégica para a produção
fluminense, pois concentra um
número importante de indústrias
e distribuidoras que demandam
um fluxo intenso de entrada e saída
de cargas. Por isso, estuda-se a
E
ESPECIAL
Fabiano Veneza