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18 DE ABRIL A 1º DE MAIO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA

ACORDO ENTRE FIRJAN E PREFEITURA MINIMIZA IMPACTO

DAS RESTRIÇÕES LOGÍSTICAS NAS OLIMPÍADAS DO RIO

Para adequar o sistema

viário da cidade do

Rio às demandas dos

Jogos Olímpicos e

Paralímpicos, a prefeitura

realizará uma série de

alterações logísticas

durante o evento, que

acontece de 5 a 21 de

agosto (Olimpíadas) e

de 7 a 18 de setembro

(Paralimpíadas), com a

adoção de restrições à

circulação de veículos de

carga no município. Para

contribuir com soluções,

o Sistema FIRJAN

elaborou propostas que

minimizam o impacto

dessas mudanças para a

indústria fluminense.

As sugestões foram

acatadas pela prefeitura,

garantindo as operações

do setor produtivo,

sem desconsiderar os

interesses do governo

municipal. Ricardo

Lemos Gonzaga, diretor de

Desenvolvimento da CET-Rio,

destaca que, em boa parte da

capital, haverá faixas exclusivas para

priorizar o deslocamento de atletas,

que precisam chegar aos locais de

competição no horário marcado.

“Com isso, haverá menos espaço

para tráfego em vias importantes,

e as alterações são uma medida

para compensar essa perda

durante os jogos. Nesse sentido foi

importante realizar reuniões com

agentes olímpicos, nas quais os

diversos segmentos da sociedade

tiveram voz para propor ajustes e

mudanças”, explicou Gonzaga.

ADAPTAÇÃO DA PROPOSTA

Como resultado das sugestões

Com a alternativa apresentada pela FIRJAN, veículos de menor

porte poderão circular entre 11h e 17h no Centro e na Zona Sul

do Sistema FIRJAN, o período de

limitação à circulação de veículos

de carga foi reduzido em 14 dias,

passando a valer a partir de 18

de julho. Na proposta original, a

limitação estava prevista para o

intervalo entre 4 de julho e 18 de

setembro, um total de 76 dias.

Outra regra previa a extensão

do polígono que restringe o tráfego

de cargas para uma área de 320 km,

no qual a circulação de veículos

desse tipo ficaria suspensa entre

6h e 21h. Com a adoção da

alternativa apresentada pela

Federação, essa limitação valerá

apenas para as regiões do Centro e

da Zona Sul da cidade. Há exceção

apenas para caminhões de menor

porte e veículos utilitários,

como vans, que poderão

circular entre 11h e 17h

nessas localidades.

Nas demais áreas do

polígono, incluindo a região

de acesso ao Porto do Rio

de Janeiro, os veículos

de grande porte serão

liberados das 10h às 16h,

além do horário noturno.

A modificação amplia o

período disponível para

o tráfego de cargas de 9

horas para 15 horas diárias.

Para garantir o pleno

funcionamento da atividade

produtiva, estão sendo

discutidas ainda ações

específicas para a área do

Porto, como o reforço

da segurança nas vias do

entorno da Avenida Brasil,

com maior policiamento

noturno e fiscalização da

CET-Rio. “As propostas

foram construídas em

parceria. Houve um ganho muito

grande tanto para o setor produtivo

e para a cadeia econômica, quanto

para os Jogos, que ocorrerão com

a cidade produzindo e plenamente

abastecida”, avaliou Riley Rodrigues,

especialista de Ambiente de Negócios

e Infraestrutura da Federação.

Ainda estão em análise medidas para

diminuir as restrições logísticas em

outras áreas menos relacionadas

aos Jogos Olímpicos e no polo

industrial de Jacarepaguá. A região

é estratégica para a produção

fluminense, pois concentra um

número importante de indústrias

e distribuidoras que demandam

um fluxo intenso de entrada e saída

de cargas. Por isso, estuda-se a

E

ESPECIAL

Fabiano Veneza