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23 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA
aos investidores. Algumas das
medidas defendidas pela FIRJAN
é a análises dos riscos políticos,
ambientais e econômicos
envolvidos nos contratos.
Da mesma forma, deve haver
a regulamentação dos
Procedimentos de Manifestação
de Interesse (PMI), aumentando
a qualidade dos projetos a serem
estruturados. “Também é
importante que haja condições de
as empresas fluminenses de
menor porte participarem desses
negócios. Não adianta criar uma
concessão que não permita o
investimento das construtoras
do Rio. Temos que incentivar o
mercado de infraestrutura do
estado”, alertou Reis.
A estruturação de projetos que
possam ser realizados de forma
integrada entre os municípios, por
meio de consórcios intermunicipais,
também pode ser uma forma
eficiente de destravar investimentos.
Riley Rodrigues, gerente de Estudos
de Infraestrutura da FIRJAN,
destaca que essa modalidade pode
ser aplicada para a construção
de Centros de Diagnóstico por
Imagem, por exemplo.
“Esses centros dificilmente têm
demanda suficiente para gerar
recursos de manutenção. Quando
se faz consórcio municipal,
atende-se a população da região
e os valores dos exames são
repassados para a entidade que está
administrando o centro, que é o
concessionário”, explicou.
De acordo com Rodrigues,
além de fomentar o ambiente
de negócios para as empresas
e garantir serviços de qualidade
para a população, as concessões e
PPPs são mais vantajosas para os
governos, que encontram-se em
dificuldades financeiras.
Potencial para concessões e PPPs no estado do Rio,
capital e municípios fluminenses - EM R$ milhão
“Um dos benefícios é pela redução
da necessidade de investimento
direto para manutenção dos
equipamentos e serviços
públicos. No caso dos municípios,
pelo recebimento de outorga.
Outra vantagem é na geração
de economia para estados e
municípios, com aumento da
arrecadação pela geração de
impostos”, afirmou.
A íntegra do estudo
“Oportunidades para concessões
e parcerias público-privadas no
estado e nos municípios do Rio de
Janeiro” está disponível em
www.firjan.com.br/publicacoes.14.167,8
RODOVIAS
7.189,4
SANEAMENTO BÁSICO
1.040,0
LOGÍSTICA
707,5
MOBILIDADE URBANA
15.167,4
RESÍDUOS SÓLIDOS
2.841,4
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Elaboração: Sistema FIRJAN., com base em dados do c governo estadual do Rio de
Janeiro, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Departamento
Nacional dos Transportes Terrestres (DNIT)