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CARTA DA INDÚSTRIA

www.firjan.com.br

CI – Quais são as prioridades a partir

da reestruturação da Camex?

Marcela Carvalho:

A vinda da Camex

para o MDIC reforça seu papel técni-

co, pois se trata do ministério onde são

elaboradas diversas medidas importan-

tes para o setor exportador, tanto da

indústria quanto de serviços. Por isso,

nossas prioridades são fazer com que os

processos em termos de defesa comer-

cial, interesse público e lista de exceção

funcionem. Queremos que as decisões

se tornem, de fato, resoluções em cur-

to prazo, a exemplo de ter conseguido

publicar no Diário Oficial 12 resoluções

Camex em três dias, como fizemos. São

medidas importantes porque têm im-

pacto direto no dia a dia das indústrias.

Destaco também a criação de um

om-

budsman

de investimentos diretos, que

vai beneficiar os investidores nacionais

e internacionais, assim como facilitar a

governança e a internacionalização das

empresas. Temos também uma agenda

regulatória de comércio exterior, devido

à necessidade de maior transparência.

O retorno da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio

Exterior (Camex) ao Ministério da Indústria, Comércio

Exterior e Serviços (MDIC), de onde partem as principais

políticas da área, tem o potencial de facilitar o ambiente de

comércio para as empresas e estimular a internacionalização.

Marcela Carvalho, secretária executiva da Camex, apresentou

as novas prioridades do órgão durante o Conselho

Empresarial de Relações Internacionais do Sistema FIRJAN.

Foto: Vinícius Magalhães

Além disso, daremos o suporte neces-

sário ao Conselho de Ministros e ao Co-

mitê Executivo de Gestão da Câmara de

Comércio Exterior (Gecex), para uma de-

liberação mais ágil em negociações co-

merciais e facilitação de comércio, que

eliminam custos e burocracias e melho-

ram o ambiente de negócios.

CI – Qual será a política em relação à

defesa comercial e à atuação doDepar-

tamentodeDefesaComercial da Secre-

taria de Comércio Exterior (Decom)?

Marcela Carvalho:

A Camex é a autori-

dade brasileira competente para aplicar

medidas de defesa comercial, enquanto

o Decom é a autoridade investigadora,

com objetivo de neutralizar efeitos de

práticas desleais de comércio de deter-

minado país ou grupo de países. Julga-

mos que a atuação do Decom sempre

foi muito técnica e em conformidade

com o que está estabelecido dentro do

acordomultilateral, da legislação interna

e do decreto que rege os procedimentos

de investigação de medidas de defesa