Previous Page  11 / 28 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 11 / 28 Next Page
Page Background

11

SISTEMA FIRJAN • IFDM • 2015

INTRODUÇÃO

Referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o

Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM)

monitora três áreas –

Emprego &

Renda

,

Educação

e Saúde

, utilizando exclusivamente estatísticas públicas oficiais

2

Especifi-

camente, são acompanhadas as conquistas e os desafios socioeconômicos brasileiros pelo

prisma da competência municipal: atenção básica em Saúde, Educação Infantil e Funda-

mental e a manutenção de um ambiente de negócios propício à geração local de Emprego

e Renda. O quadro abaixo apresenta as variáveis que compõem o Índice FIRJAN de Desen-

volvimento Municipal.

Quadro-Resumo dos Componentes do IFDM

– por Área de Desenvolvimento –

IFDM

Emprego&Renda

Educação

Saúde

• Geração de emprego formal

• Absorção da mão de obra local

• Geração de Renda formal

• Salários médios do emprego

formal

• Desigualdade

Fonte:

Ministério do Trabalho

e Emprego

• Matrículas na educação infantil

• Abandono no ensino

fundamental

• Distorção idade-série no ensino

fundamental

• Docentes com ensino superior

no ensino fundamental

• Média de horas aula diárias no

ensino fundamental

• Resultado do IDEB no ensino

fundamental

Fonte:

Ministério da Educação

• Número de consultas pré-natal

• Óbitos por causas mal definidas

• Óbitos infantis por causas

evitáveis

• Internação sensível à atenção

básica (ISAB)

Fonte:

Ministério da Saúde

A leitura dos resultados é simples, o índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de

1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, o índice não se restringe a uma foto-

grafia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível determinar

com precisão se a melhora ocorrida em determinado município decorre da adoção de polí-

ticas específicas, ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Por conseguinte, a ênfase da leitura não deve apenas se restringir a uma questão de posição

no ranking, mas sim de se verificar se, de fato, houve progresso de um determinado município

ou região, em dado período de tempo.

2 As fontes primárias de dados são os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde.