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PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016

PÁG.18

Considerando o custo médio de dragas com capacidade de 11 mil/m³, de € 90,75 milhões

2

,

o investimento para a aquisição de um conjunto de três dragas para uma zona de dragagem

exigiria recursos da ordem de € 272,25 milhões, que poderia ser realizado ao longo de um

período determinado da concessão, sendo necessário que a SPE tenha a propriedade de pelo

menos um equipamento no início do contrato.

Com o período de concessão e a vida útil dos equipamentos, considerando o uso contínuo

intercalado entre os portos e terminais da zona de dragagem específica, os estaleiros seriam

demandados para garantir que as dragas e plataformas, quando for o caso, mantenham suas

condições plenas de atendimento às exigências contratuais.

Conclui-se, portanto, que o sistema portuário brasileiro não pode depender exclusivamente dos

recursos governamentais para as obras de dragagem. Pelo volume de recursos demandados,

aliado à falta de disponibilidade financeira do governo, a saída é conceder o serviço ao setor

privado. Ressalta-se que, além de garantir os investimentos, a concessão também representaria

um impulso para as atividades dos estaleiros nacionais na construção, reparo, manutenção e

modernização das dragas e demais equipamentos.

2

CIRIA - A guide to cost standards for dredging equipment, R N Bray, London.