PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016
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Considerando o custo médio de dragas com capacidade de 11 mil/m³, de € 90,75 milhões
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o investimento para a aquisição de um conjunto de três dragas para uma zona de dragagem
exigiria recursos da ordem de € 272,25 milhões, que poderia ser realizado ao longo de um
período determinado da concessão, sendo necessário que a SPE tenha a propriedade de pelo
menos um equipamento no início do contrato.
Com o período de concessão e a vida útil dos equipamentos, considerando o uso contínuo
intercalado entre os portos e terminais da zona de dragagem específica, os estaleiros seriam
demandados para garantir que as dragas e plataformas, quando for o caso, mantenham suas
condições plenas de atendimento às exigências contratuais.
Conclui-se, portanto, que o sistema portuário brasileiro não pode depender exclusivamente dos
recursos governamentais para as obras de dragagem. Pelo volume de recursos demandados,
aliado à falta de disponibilidade financeira do governo, a saída é conceder o serviço ao setor
privado. Ressalta-se que, além de garantir os investimentos, a concessão também representaria
um impulso para as atividades dos estaleiros nacionais na construção, reparo, manutenção e
modernização das dragas e demais equipamentos.
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CIRIA - A guide to cost standards for dredging equipment, R N Bray, London.