PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016
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que oferecerão a remuneração necessária para garantir os investimentos em outros portos
da mesma zona cuja arrecadação com a tarifa portuária não seja suficiente para financiar os
serviços de dragagem. Dessa forma, haverá um tipo de financiamento cruzado das obras no
conjunto de portos de uma zona. Exemplos claros podem ser os complexos portuários e navais
das baías de Sepetiba e de Guanabara, que poderiam formar uma zona de dragagem.
É importante ressaltar que, além de garantir os investimentos necessários para garantir um
cronograma eficiente de dragagens de manutenção de aprofundamento nos principais complexos
portuários do país, a criação das zonas de dragagem concedidas ao setor privado terá impacto
positivo no parque naval. Isso ocorrerá de forma direta, uma vez que as zonas de dragagem
precisarão ter equipamentos permanentes, será necessário estruturar processos de manutenção,
reparo, modernização e construção de dragas no país, o que gerará encomendas para os estaleiros.
Para garantir a velocidade adequada para os serviços e o menor impacto para a movimentação
das embarcações, cada zona de dragagem deverá possuir o mínimo de três dragas. Este
número considera os diferentes tipos de equipamentos exigidos para cada tipo de intervenção.
Basicamente existem dois tipos de dragas, as mecânicas e as hidráulicas, que, para serviços
portuários, se dividem em duas subclasses: mecânicas – mandíbulas articuladas (MA) e
escavadeiras (ES); hidráulicas – sucção e recalque (SR) e autotransportadoras (AT).
Além destes modelos, para a necessidade de derrocamento (técnica de engenharia utilizada para
remoção de rochas do fundo de corpos de água) são utilizadas plataformas, que operam em
sistemas adequados ao material a ser derrocado e a sua forma de disposição. As plataformas podem
ser de dois tipos: flutuantes e autoelevatórias. Neste caso, os derrocamentos são menos comuns,
não havendo necessidade de se possuir um equipamento exclusivo em uma zona de dragagem.
Figura 2.
Dragas e plataformas mais utilizadas em serviços portuários
Draga mecânica de mandíbulas articuladas
Draga hidráulica de sucção e recalque
Draga hidráulica autotransportadora
Draga mecânica escavadeira