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PANORAMA NAVAL NO RIO DE JANEIRO 2016

PÁG.13

(considerando 6 contêineres por centímetro), elevando a capacidade de movimentação em

197.400 contêineres (aumento de 130,0%).

Dessa forma, evidencia-se que as deficiências de acesso aquaviário são tão ou mais graves

que as deficiências de acesso terrestre ou mesmo os gargalos de eficiência técnica. Isso se

reflete na perda de atratividade, redução de escalas de navios que não possuem ou perdem

capacidade de ancoragem, aumento dos custos com seguro e praticagem e outros.

Para mitigar os impactos negativos da falta de adequação dos acessos aquaviários, o governo

federal prevê investir, até 2025, R$ 3,6 bilhões (média de R$ 360 milhões por ano) em

dragagens de manutenção e aprofundamento em portos de todo o país. Este valor, porém,

equivale, praticamente, à necessidade anual de manutenção dos três portos mais afetados

por assoreamento no Brasil. Para atender à demanda dos 10 portos mais afetados pelo

assoreamento, seriam necessários R$ 437 milhões anuais.

Tabela 6.

Portos brasileiros mais afetados pelo processo de assoreamento anual

Cenário de assoreamento em portos selecionados

Porto

UF

Assoreamento anual [mil/m³]

Custo anual para manutenção do

calado (R$ mil)

Santos

SP

6.600

156.383

Rio Grande

RS

4.380

111.092

Paranaguá

PR

3.687

85.899

Subtotal

14.667

353.374

Itajaí

SC

2.400

57.883

Recife

PE

700

7.840

São Francisco do Sul

SC

266

6.415

Vitória

ES

220

5.306

Itaguaí

RJ

200

3.400

Imbituba

SC

100

2.412

Maceió

AL

15

370

Subtotal

3.901

83.626

Total

18.568

437.000

Fonte: Elaboração Sistema FIRJAN com base em dados da Secretaria de Portos.

Além disso, é necessário considerar a necessidade de ampliação da capacidade, com obras de

aprofundamento e derrocamento de canais, bacias de evolução, áreas de fundeio e terminais.

A dragagem de aprofundamento do porto do Rio de Janeiro iniciada em junho de 2016, para a

retirada de 2,9 milhões/m³ de sedimentos, tem valor total de R$ 210 milhões e será concluída

em janeiro de 2018 (20 meses de execução, além dos 42 meses entre a decisão da realização

e o início da obra, totalizando 62 meses, ou 5 anos e 2 meses).