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19 A 25 DE JUNHO | CARTA DA INDÚSTRIA
C
MATÉRIA
DE CAPA
PROJETOS DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO
EM LOGÍSTICA TRAZEM AVANÇOS, MAS FALTA OUSADIA
A nova etapa
do Programa de
Investimento em
Logística (PIL), do
governo federal, sinaliza
mudanças importantes
para aumentar a
competitividade da
indústria. De acordo
com a proposta, do
total de R$ 198,4 bilhões
previstos para projetos
nas áreas de portos,
aeroportos, rodovias e
ferrovias, o estado do
Rio poderá receber
R$ 23,5 bilhões.
Entretanto, o Sistema
FIRJAN propõe um plano
mais ousado de aumento
da participação do setor
privado, que contemplaria
os setores elétrico e
bancário.
O PIL está alinhado com
as propostas entregues
recentemente pela Federação
ao ministro da Fazenda,
Joaquim Levy, no que diz
respeito à necessidade de um
programa de concessões e à
retomada do crescimento da
economia. Um ponto positivo
é que o PIL foca nos chamados
corredores de exportação, que
contribuirão para reduzir os
custos de logística das empresas.
Apesar de contemplar antigas
reivindicações da Federação, o
programa deixa outras de fora.
Mauro Viegas Filho, presidente
do Conselho Empresarial de
Infraestrutura da Federação, diz
que o programa possui aspectos
positivos e alguns desafios. “De
positivo temos a sinalização de
que o governo quer, de fato,
uma parceria com a iniciativa
privada para investimentos em
toda a infraestrutura do país. Deixa
de ser em doses homeopáticas e
sinaliza um processo mais amplo e
permanente”, pondera.
O desafio refere-se a mudanças de
regra para se obter financiamento,
que serão negociadas por projeto.
O governo abre espaço para uma
participação maior dos setores
financeiro e bancário privados.
“Haverá ainda muita negociação,
porque no mercado interno os
recursos ficaram mais difíceis.
Pode ocorrer maior participação
de estrangeiros, mas precisaria de
estabilidade na política econômica”,
pontua Viegas.
NOVA FERROVIA
Quanto aos projetos, um dos
destaques é a construção da
ferrovia Rio-Vitória, que integrará
o estado à malha ferroviária do
país e ainda criará o arco ferroviário
do Rio de Janeiro, reivindicações
antigas da Federação. A nova
ferrovia, a um custo estimado de
R$ 7,8 bilhões, conectará desde o
ramal da empresa MRS Logística
em Nova Iguaçu, integrando os
portos de Itaguaí, do Rio, do Açu,
de Presidente Kennedy (ES), e o
complexo portuário de Vitória,
podendo ainda chegar a Barra
do Furado.
Em relação às rodovias, a indústria
fluminense também ganhará
competitividade, em função
dos diferentes investimentos
inseridos, entre eles a construção
da nova pista da Serra das Araras,
considerada pela Federação como
um dos maiores gargalos logísticos
do estado do Rio.
EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
Edvaldo de Carvalho, presidente da
Representação Regional FIRJAN/
O PIL contempla a construção de nova pista de subida da Serra de Petrópolis, na BR-040
Guarim de Lorena