19 A 25 DE JUNHO | CARTA DA INDÚSTRIA
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CONHEÇA OS PROJETOS PREVISTOS PARA O ESTADO DO RIO
CIRJ no Sul Fluminense, diz que
esse projeto é de suma importância
para as indústrias locais. “A
conclusão das obras de construção
da nova pista de descida poderá
melhorar a ligação da capital às
áreas industriais consolidadas, um
dos insumos fundamentais para a
competitividade das empresas do
Sul Fluminense”, explica ele.
A expectativa também é bastante
positiva para Fernando Aguiar,
presidente da Representação
Regional FIRJAN/CIRJ no Norte
Fluminense, que ressalta a
importância da ferrovia Rio-Vitória,
do contorno rodoviário de Campos
e da duplicação da BR-101: “A região
recebe investimentos na área de
petróleo há anos sem ter esses
retornos, sofrendo com estradas
sem condições adequadas. Vejo
como um reconhecimento da
necessidade urgente dessas obras”.
Já Carlos Erane de Aguiar,
presidente da Representação
Regional na Baixada Fluminense
I, elogia o foco nos corredores
de exportação, o que vai reduzir
o custo logístico e aumentar a
competitividade externa do Brasil.
De acordo com Riley Rodrigues,
especialista em Competitividade
Industrial e Investimentos do
Sistema FIRJAN, a Federação
Novas concessões da BR-101 (trecho
Rio-Ubatuba-SP, duplicando de Itacuruçá
a Mangaratiba), da BR-493 e BR-465.
Investimento: R$ 3,1 bilhões.
Nas concessões já existentes: duplicação
de trechos da BR-393/RJ, que liga Sapucaia
a Volta Redonda; construção da nova
pista de subida da Serra de Petrópolis na
BR-040/RJ; duplicação do trecho Campos-
Vitória da BR-101/RJ; construção de nova
pista na Serra das Araras e intervenções
nas pistas marginais da BR-116 – Dutra.
Investimento: R$ 5,2 bilhões.
Investimento total:
R$ 8,3
bilhões
RODOVIAS
Concessão de
construção e
operação da
nova Ferrovia
Rio-Vitória, com
572 km de extensão,
integrando o Porto
do Rio e terminais
de ambos estados
aos portos de
Vitória e Tubarão.
Investimento:
R$ 7,8
bilhões
FERROVIAS
Arrendamento de área nova no
Porto do Rio.
Autorização de 17 Terminais de
Uso Privativo (TUPs) no Rio de
Janeiro – Niterói (7), São João
da Barra (4), Rio de Janeiro (2),
Búzios (1), Itaguaí (1), Maricá (1)
e São Gonçalo (1).
Investimento:
R$ 7,4
bilhões
PORTOS
Fonte: Ministério do Planejamento
também esperava mais em outras
áreas. Além da dragagem dos
portos do Rio, Niterói e Itaguaí, ele
cita o acesso rodoviário ao Porto
do Açu, de Campos a São João
da Barra, como fundamental. Por
fim, Rodrigues diz que os projetos
precisam ser bem estruturados,
alinhados com o Tribunal de
Contas da União (TCU), com
o licenciamento ambiental e
com o interesse do investidor.
“É importante que os projetos
sejam bem elaborados e que haja
coordenação entre os órgãos. O
governo está na direção correta,
mas é necessário que os projetos
tenham governança e clareza na
estruturação”, alerta.