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19 A 25 DE JUNHO | CARTA DA INDÚSTRIA

PÁG. 7

CONHEÇA OS PROJETOS PREVISTOS PARA O ESTADO DO RIO

CIRJ no Sul Fluminense, diz que

esse projeto é de suma importância

para as indústrias locais. “A

conclusão das obras de construção

da nova pista de descida poderá

melhorar a ligação da capital às

áreas industriais consolidadas, um

dos insumos fundamentais para a

competitividade das empresas do

Sul Fluminense”, explica ele.

A expectativa também é bastante

positiva para Fernando Aguiar,

presidente da Representação

Regional FIRJAN/CIRJ no Norte

Fluminense, que ressalta a

importância da ferrovia Rio-Vitória,

do contorno rodoviário de Campos

e da duplicação da BR-101: “A região

recebe investimentos na área de

petróleo há anos sem ter esses

retornos, sofrendo com estradas

sem condições adequadas. Vejo

como um reconhecimento da

necessidade urgente dessas obras”.

Já Carlos Erane de Aguiar,

presidente da Representação

Regional na Baixada Fluminense

I, elogia o foco nos corredores

de exportação, o que vai reduzir

o custo logístico e aumentar a

competitividade externa do Brasil.

De acordo com Riley Rodrigues,

especialista em Competitividade

Industrial e Investimentos do

Sistema FIRJAN, a Federação

Novas concessões da BR-101 (trecho

Rio-Ubatuba-SP, duplicando de Itacuruçá

a Mangaratiba), da BR-493 e BR-465.

Investimento: R$ 3,1 bilhões.

Nas concessões já existentes: duplicação

de trechos da BR-393/RJ, que liga Sapucaia

a Volta Redonda; construção da nova

pista de subida da Serra de Petrópolis na

BR-040/RJ; duplicação do trecho Campos-

Vitória da BR-101/RJ; construção de nova

pista na Serra das Araras e intervenções

nas pistas marginais da BR-116 – Dutra.

Investimento: R$ 5,2 bilhões.

Investimento total:

R$ 8,3

bilhões

RODOVIAS

Concessão de

construção e

operação da

nova Ferrovia

Rio-Vitória, com

572 km de extensão,

integrando o Porto

do Rio e terminais

de ambos estados

aos portos de

Vitória e Tubarão.

Investimento:

R$ 7,8

bilhões

FERROVIAS

Arrendamento de área nova no

Porto do Rio.

Autorização de 17 Terminais de

Uso Privativo (TUPs) no Rio de

Janeiro – Niterói (7), São João

da Barra (4), Rio de Janeiro (2),

Búzios (1), Itaguaí (1), Maricá (1)

e São Gonçalo (1).

Investimento:

R$ 7,4

bilhões

PORTOS

Fonte: Ministério do Planejamento

também esperava mais em outras

áreas. Além da dragagem dos

portos do Rio, Niterói e Itaguaí, ele

cita o acesso rodoviário ao Porto

do Açu, de Campos a São João

da Barra, como fundamental. Por

fim, Rodrigues diz que os projetos

precisam ser bem estruturados,

alinhados com o Tribunal de

Contas da União (TCU), com

o licenciamento ambiental e

com o interesse do investidor.

“É importante que os projetos

sejam bem elaborados e que haja

coordenação entre os órgãos. O

governo está na direção correta,

mas é necessário que os projetos

tenham governança e clareza na

estruturação”, alerta.