PÁG. 8
3 A 9 DE JULHO | CARTA DA INDÚSTRIA
mola para alavancar a economia
brasileira”, disse Araújo.
CRITÉRIO PARA CONCESSÕES
O ministro comentou a mudança
de critérios do PIL para o 2º bloco
de concessões, que incluirá o
maior valor da outorga. Segundo
Edinho, os demais parâmetros
de eficiência, como a maior
movimentação de cargas e a menor
tarifa, serão mantidos. O governo
estuda ainda a possibilidade de o
critério da outorga ser utilizado
apenas em alguns casos: “As
áreas licitadas em portos têm
características específicas que
precisam ser estudadas”. O PIL prevê
investimentos de R$ 37,4 bilhões
nos portos brasileiros. Do total, R$
10,7 bilhões estão projetados para
o estado do Rio, que participará
apenas do Bloco 2 de licitações.
Mauro Santos Salgado, presidente
da Comissão Portos, entidade
O Sistema FIRJAN entregou ao
ministro-chefe da Secretaria dos
Portos, Edinho Araújo, um conjunto
de propostas complementares ao
Programa de Investimentos em
Logística (PIL), durante uma reunião
do ministro com a Comissão Portos,
realizada na sede da Federação. O
PIL, divulgado pela Presidência da
República no mês de junho, prevê a
privatização de trechos de rodovias
e ferrovias, de aeroportos e de
terminais portuários. Nas propostas
o Sistema FIRJAN solicitou, entre
outros pleitos, a duplicação do
canal de acesso ao complexo
portuário da Baía de Sepetiba, a
dragagem de aprofundamento
do canal da Baía da Guanabara,
do porto do Rio de Janeiro e do
complexo de São Gonçalo e Niterói,
obras consideradas essenciais para
aumentar a eficiência portuária
fluminense e, consequentemente, a
competitividade das empresas.
MUDANÇA DE RUMO
“Reconhecemos no programa
uma mudança de rumo na condução
da política econômica. Destravar
os investimentos é condição
fundamental para a retomada do
crescimento. Porém, é preciso
avançar mais”, disse Carlos Fernando
Gross, vice-presidente do Sistema
FIRJAN. Ele também destacou a
importância do estado do Rio nas
atividades portuárias do país.
De acordo com o ministro
Edinho Araújo, o Programa de
Investimentos em Logística
tem como objetivo acelerar os
investimentos do setor privado
na infraestrutura logística do país:
“Precisamos promover o diálogo e
a facilitação dos serviços. Aceleração
é nossa palavra de ordem. Nosso
intuito é que os portos sirvam de
FIRJAN APRESENTA AO MINISTRO DOS PORTOS
PROPOSTAS PARA O SETOR PORTUÁRIO FLUMINENSE
O ministro Edinho Araújo recebe propostas de Carlos Gross, em evento na FIRJAN
Antonio Batalha
que a FIRJAN integra, apresentou
propostas para ajustes na Lei dos
Portos (12.815/13), como a redução
de riscos para arrendatários, a
unificação das categorias laborais e
a adoção de um modelo empresarial
nas administrações portuárias.
“É preciso que as administrações
sejam meritocráticas. Só assim
podemos tirá-las do redemoinho de
dificuldades em que vivem”, opina.
Para Luiz Césio Caetano, presidente
do Sindicato da Indústria de Refinação
e Moagem de Sal do Estado do Rio de
Janeiro (Sindisal), o encontro com o
ministro foi importante para ampliar
o diálogo entre governo e setor
privado. “As sugestões da Federação
são muito oportunas e representam
uma demanda do setor industrial. São
itens fundamentais na manutenção
das condições de uso desses portos”,
avaliou Caetano, que também preside
a Representação Regional FIRJAN/
CIRJ no Leste Fluminense.
G
GERAL