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4 A 10 DE SETEMBRO | CARTA DA INDÚSTRIA
Arariboia
Itaipu
São
Gonçalo
Praça XV
Aterro/MAM
Botafogo
Ilha do Fundão
Cocotá
Galeão
Paquetá
Duque de Caxias
Lagoa de
Jacarepaguá
Lagoa de
Marapendi
Ribeira
Charitas
Barra da
Tijuca
LINHAS ATUAIS
Eixo Baía de Guanabara
Eixo Praça XV - Barra da Tijuca
Eixo Complexo Lagunar
LINHAS SUGERIDAS
C
MATÉRIA
DE CAPA
FIRJAN APONTA NOVAS LINHAS HIDROVIÁRIAS COMO SOLUÇÃO
PARA A MOBILIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO
Integrar o sistema de transporte
hidroviário à política de mobilidade
urbana como solução para os
congestionamentos da Região
Metropolitana do estado do Rio.
Com essa premissa a gerência
de Ambiente de Negócios e
Infraestrutura do Sistema FIRJAN
elaborou o estudo “Novas linhas
hidroviárias – uma alternativa
para a mobilidade urbana no
Rio de Janeiro”. O documento
aponta 14 ligações com viabilidade
de demanda, sendo 11 na Baía
de Guanabara, uma ligando o
Centro do Rio de Janeiro à Barra
da Tijuca e duas no Complexo
Lagunar da Barra da Tijuca. O
potencial total das novas linhas
atinge 272,4 mil viagens/dia, o
equivalente à circulação de 100,9
mil veículos, o que poderia reduzir
os engarrafamentos em 84,1 km/dia
e os custos dos congestionamentos
em R$ 11,2 bilhões/ano.
A ampliação do transporte
hidroviário ganha urgência como
uma das respostas ao agravamento
da crise de mobilidade na
Região Metropolitana. Projeções
da Federação indicam que os
congestionamentos poderão
alcançar mais de 180 km/dia em
2022, gerando um custo estimado
em R$ 40 bilhões. O agravamento
da situação é esperado, mesmo
considerando os investimentos
em andamento no sistema
metroferroviário, nos corredores
exclusivos para ônibus (BRT e BRS)
e na implantação dos Veículos
Leves sobre Trilhos (VLT) no Centro
e Zona Portuária.
Segundo Riley Rodrigues,
especialista em Competitividade
Industrial e Investimentos do
Sistema FIRJAN, a nota técnica
analisou a viabilidade de demanda
dos novos corredores, identificando
LIGAÇÕES POTENCIAIS E EXISTENTES DE HIDROVIAS NA RMRJ
Fonte: Elaboração Sistema FIRJAN