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PÁG. 6

4 A 10 DE SETEMBRO | CARTA DA INDÚSTRIA

Arariboia

Itaipu

São

Gonçalo

Praça XV

Aterro/MAM

Botafogo

Ilha do Fundão

Cocotá

Galeão

Paquetá

Duque de Caxias

Lagoa de

Jacarepaguá

Lagoa de

Marapendi

Ribeira

Charitas

Barra da

Tijuca

LINHAS ATUAIS

Eixo Baía de Guanabara

Eixo Praça XV - Barra da Tijuca

Eixo Complexo Lagunar

LINHAS SUGERIDAS

C

MATÉRIA

DE CAPA

FIRJAN APONTA NOVAS LINHAS HIDROVIÁRIAS COMO SOLUÇÃO

PARA A MOBILIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO

Integrar o sistema de transporte

hidroviário à política de mobilidade

urbana como solução para os

congestionamentos da Região

Metropolitana do estado do Rio.

Com essa premissa a gerência

de Ambiente de Negócios e

Infraestrutura do Sistema FIRJAN

elaborou o estudo “Novas linhas

hidroviárias – uma alternativa

para a mobilidade urbana no

Rio de Janeiro”. O documento

aponta 14 ligações com viabilidade

de demanda, sendo 11 na Baía

de Guanabara, uma ligando o

Centro do Rio de Janeiro à Barra

da Tijuca e duas no Complexo

Lagunar da Barra da Tijuca. O

potencial total das novas linhas

atinge 272,4 mil viagens/dia, o

equivalente à circulação de 100,9

mil veículos, o que poderia reduzir

os engarrafamentos em 84,1 km/dia

e os custos dos congestionamentos

em R$ 11,2 bilhões/ano.

A ampliação do transporte

hidroviário ganha urgência como

uma das respostas ao agravamento

da crise de mobilidade na

Região Metropolitana. Projeções

da Federação indicam que os

congestionamentos poderão

alcançar mais de 180 km/dia em

2022, gerando um custo estimado

em R$ 40 bilhões. O agravamento

da situação é esperado, mesmo

considerando os investimentos

em andamento no sistema

metroferroviário, nos corredores

exclusivos para ônibus (BRT e BRS)

e na implantação dos Veículos

Leves sobre Trilhos (VLT) no Centro

e Zona Portuária.

Segundo Riley Rodrigues,

especialista em Competitividade

Industrial e Investimentos do

Sistema FIRJAN, a nota técnica

analisou a viabilidade de demanda

dos novos corredores, identificando

LIGAÇÕES POTENCIAIS E EXISTENTES DE HIDROVIAS NA RMRJ

Fonte: Elaboração Sistema FIRJAN