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25 DE JANEIRO A 7 DE FEVEREIRO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA

De acordo com Muniz, a alternativa

encontrada para restringir o que

chama de “política rodoviarista”

passava pela expansão das ciclovias

e a difusão do uso correto de

automóveis. Ele destaca ainda a

criação da linha 4 do metrô, dos

corredores expressos BRT e os novos

túneis como iniciativas pensadas

EXPEDIENTE: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Presidente:

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

1º Vice-presidente:

Carlos Mariani Bittencourt.

2º Vice-presidente:

Carlos Fernando Gross. CARTA DA INDÚSTRIA é uma publicação do Sistema FIRJAN. Prêmio Aberje

Brasil 1999-2000. Prêmio Aberje Rio 1999-2000-2001.

Assessoria de Imprensa:

Juliane Oliveira e Lorena Storani.

Editada pela Insight Comuni-

cação. Editor Geral:

Coriolano Gatto.

Editora Executiva:

Kelly Nascimento.

Redação:

Janaína Salles, Nathalia Curvelo e Silvia Noronha.

Revisão:

Geraldo Pereira e Paulo Barros.

Fotografia:

Antonio Batalha, Fabiano Veneza e Guarim de Lorena.

Projeto Gráfico:

DPZ.

Design e Diagramação:

Paula Barrenne.

Produtor Gráfico:

Ruy Saraiva.

Impressão:

Arte Criação.

SISTEMA FIRJAN - Avenida Graça Aranha 1 • CEP: 20030-002 – Rio de Janeiro • Tel.: (21) 2563-4455 •

www.firjan.com.br

C

CONSELHOS

E FÓRUNS

A transformação advinda dos

preparativos para Olimpíada de

2016 vai muito além das obras

de infraestrutura. Do ponto de

vista ambiental, o Rio de Janeiro

receberá como legado a redução

da poluição e a reorganização da

gestão de resíduos sólidos.

Segundo Carlos Alberto Muniz,

secretário municipal de Meio

Ambiente, o planejamento para

os Jogos Olímpicos envolveu

a identificação dos principais

problemas ambientais da cidade.

“Os efeitos negativos da emissão

de gases de efeito estufa estavam

na disposição inadequada dos

resíduos sólidos e no setor de

transporte público”, explicou.

Uma vez diagnosticados os

gargalos, o passo seguinte foi a

adoção de projetos que trouxessem

soluções em curto prazo, mas

com benefícios duradouros, ressalta

o secretário. Entre as iniciativas

adotadas está a construção de

um centro de resíduos, em

Seropédica, e a desativação do

aterro sanitário de Gramacho.

“Com a inauguração desse centro

nós deixamos de lançar 10 mil

toneladas de lixo por dia na Baía de

Guanabara”, disse Muniz.

INVESTIMENTO EM MOBILIDADE

Já os desafios em mobilidade

urbana exigiram a reorganização

da estrutura rodoviária municipal.

REORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS É

UM DOS LEGADOS AMBIENTAIS DA OLIMPÍADA PARA O RIO

com o intuito de reduzir os danos

ambientais causados pelo uso

excessivo de veículos.

O Parque Olímpico e a Vila dos

Atletas também deixarão benefícios.

“Nesses dois equipamentos

olímpicos trabalhamos em parcerias

público-privadas. Desenvolvemos

iluminação solar e telhados verdes

nas construções”, pontuou Muniz.

“As mudanças trarão melhorias para

os moradores do município do Rio

e o desenvolvimento do estado”,

avaliou Isaac Plachta, presidente

do Conselho Empresarial de Meio

Ambiente da FIRJAN.

O secretário Carlos Alberto

Muniz foi palestrante da reunião

do Conselho Empresarial de Meio

Ambiente da FIRJAN, realizada em

dezembro, na sede da Federação.

Maquete do Parque Olímpico: iluminação solar e telhado verde nas construções

Divulgação/Prefeitura do Rio

“As mudanças trarão

melhorias para os

moradores do

município do Rio e

o desenvolvimento

do estado”

Isaac Plachta

Presidente do Conselho de Meio Ambiente