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22 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA

Um marco das ações do Sistema FIRJAN em favor da competitividade industrial, o Mapa do Desenvolvimento

do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025 servirá como uma bússola para a retomada do crescimento sustentável

do estado. O documento reflete a visão do Sistema FIRJAN e seus associados, com propostas para o

desenvolvimento equilibrado das regiões fluminenses.

As agendas regionais do Mapa apontam os desafios reais a serem enfrentados e propõem ações que permitirão

superá-los, fazendo a transição entre o presente e o futuro. O objetivo é fazer do Rio de Janeiro o estado com

melhor ambiente de negócios do país. As agendas serão entregues aos candidatos a prefeito nas próximas

eleições municipais.

Veja a seguir as principais propostas das outras cinco Representações Regionais FIRJAN/CIRJ. O conteúdo de

cada agenda pode ser acessado na íntegra em

www.firjan.com.br/mapa.

AGENDAS REGIONAIS DO MAPA DO DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTAS PARA O CRESCIMENTO EQUILIBRADO DO ESTADO

MAPADO

DESENVOLVIMENTO

DOESTADODO

RIODEJANEIRO

20

16

20

25

BAIXADA I

PRESERVAR ÁREAS INDUSTRIAIS NO ENTORNO DO ARCO É PRIORIDADE

A agenda para a Baixada Fluminense Área I indica

a preservação das áreas industriais, em especial

ao longo do Arco Metropolitano, e a qualidade

da infraestrutura logística e de mobilidade urbana

como fatores mais importantes para a atratividade

de investimentos da região, com grande impacto

na produtividade e no custo final das mercadorias

e serviços. Entre as propostas prioritárias estão

evitar a ocupação desordenada no entorno do Arco

Metropolitano e a conclusão das pistas marginais

da BR 116, que liga a região ao município do Rio de

Janeiro, ao Sul Fluminense e a São Paulo.

CENTRO-NORTE

MELHORIAS EM LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA

Melhorias na infraestrutura também são prioridades

para o Centro-Norte fluminense. O documento

sugere que sejam construídos os contornos

rodoviários de Nova Friburgo, Cachoeiras de

Macacu e Macuco, na RJ 116, retirando veículos de

carga do centro dessas cidades e melhorando as

condições de mobilidade urbana.

Também é sugerida a duplicação das BRs 492 e 495,

melhorando as ligações Nova Friburgo–Teresópolis

e Teresópolis–Petrópolis. Para ajudar a tirar essas

ações do papel, a FIRJAN propõe a realização de

estudos sobre os impactos logísticos e segurança

rodoviária com a construção dos contornos

rodoviários na região, de forma a mobilizar os

governos federal e estadual para a realização

das obras.

“As propostas retratam os anseios dos empresários

de nossa região. Agora temos que articular a

realização junto a diferentes esferas do governo para

melhorar a infraestrutura e atrair investimentos para

o Centro-Norte”, observou Joel Araújo, presidente da

Representação Regional.

Além disso, é necessário construir a rodovia

TransBaixada, ligando os municípios da Baixada I ao

Arco Metropolitano, em Magé (Baixada Fluminense

Área II) e à Zona Oeste da capital, diminuindo o fluxo

e a saturação da Avenida Brasil e da Rodovia

Washington Luiz. “Para que o investidor decida se

instalar na Baixada, é necessário que existam áreas

que ofereçam a infraestrutura adequada, com acesso

a energia, telefonia e banda larga com qualidade

e baixo custo”, destacou Carlos Erane de Aguiar,

presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ

na Baixada Área I.