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22 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA
Um marco das ações do Sistema FIRJAN em favor da competitividade industrial, o Mapa do Desenvolvimento
do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025 servirá como uma bússola para a retomada do crescimento sustentável
do estado. O documento reflete a visão do Sistema FIRJAN e seus associados, com propostas para o
desenvolvimento equilibrado das regiões fluminenses.
As agendas regionais do Mapa apontam os desafios reais a serem enfrentados e propõem ações que permitirão
superá-los, fazendo a transição entre o presente e o futuro. O objetivo é fazer do Rio de Janeiro o estado com
melhor ambiente de negócios do país. As agendas serão entregues aos candidatos a prefeito nas próximas
eleições municipais.
Veja a seguir as principais propostas das outras cinco Representações Regionais FIRJAN/CIRJ. O conteúdo de
cada agenda pode ser acessado na íntegra em
www.firjan.com.br/mapa.AGENDAS REGIONAIS DO MAPA DO DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTAS PARA O CRESCIMENTO EQUILIBRADO DO ESTADO
MAPADO
DESENVOLVIMENTO
DOESTADODO
RIODEJANEIRO
20
16
20
25
BAIXADA I
PRESERVAR ÁREAS INDUSTRIAIS NO ENTORNO DO ARCO É PRIORIDADE
A agenda para a Baixada Fluminense Área I indica
a preservação das áreas industriais, em especial
ao longo do Arco Metropolitano, e a qualidade
da infraestrutura logística e de mobilidade urbana
como fatores mais importantes para a atratividade
de investimentos da região, com grande impacto
na produtividade e no custo final das mercadorias
e serviços. Entre as propostas prioritárias estão
evitar a ocupação desordenada no entorno do Arco
Metropolitano e a conclusão das pistas marginais
da BR 116, que liga a região ao município do Rio de
Janeiro, ao Sul Fluminense e a São Paulo.
CENTRO-NORTE
MELHORIAS EM LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA
Melhorias na infraestrutura também são prioridades
para o Centro-Norte fluminense. O documento
sugere que sejam construídos os contornos
rodoviários de Nova Friburgo, Cachoeiras de
Macacu e Macuco, na RJ 116, retirando veículos de
carga do centro dessas cidades e melhorando as
condições de mobilidade urbana.
Também é sugerida a duplicação das BRs 492 e 495,
melhorando as ligações Nova Friburgo–Teresópolis
e Teresópolis–Petrópolis. Para ajudar a tirar essas
ações do papel, a FIRJAN propõe a realização de
estudos sobre os impactos logísticos e segurança
rodoviária com a construção dos contornos
rodoviários na região, de forma a mobilizar os
governos federal e estadual para a realização
das obras.
“As propostas retratam os anseios dos empresários
de nossa região. Agora temos que articular a
realização junto a diferentes esferas do governo para
melhorar a infraestrutura e atrair investimentos para
o Centro-Norte”, observou Joel Araújo, presidente da
Representação Regional.
Além disso, é necessário construir a rodovia
TransBaixada, ligando os municípios da Baixada I ao
Arco Metropolitano, em Magé (Baixada Fluminense
Área II) e à Zona Oeste da capital, diminuindo o fluxo
e a saturação da Avenida Brasil e da Rodovia
Washington Luiz. “Para que o investidor decida se
instalar na Baixada, é necessário que existam áreas
que ofereçam a infraestrutura adequada, com acesso
a energia, telefonia e banda larga com qualidade
e baixo custo”, destacou Carlos Erane de Aguiar,
presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ
na Baixada Área I.