PÁG. 4
26 DE JUNHO A 9 DE JULHO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA
E
ESPECIAL
REDEFINIÇÃO DAS RESTRIÇÕES LOGÍSTICAS PODE OTIMIZAR O FLUXO
DE TRANSPORTE DE CARGA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
A eficiência dos sistemas
de distribuição de cargas é
fundamental para a economia das
grandes cidades. No município do
Rio, que concentra grandes polos
geradores de tráfego situados
em suas principais vias, encontrar
soluções para o fortalecimento
da logística é primordial para a
melhoria do ambiente de negócios
e garantia do abastecimento de
mais de 137 mil estabelecimentos.
Redesenhar o sistema de
distribuição de cargas
considerando o perfil das diferentes
áreas e empreendimentos pode,
nesse sentido, otimizar o tempo e o
custo de deslocamento na
cidade. Ciente dessa demanda, a
Federação propõe a adoção de um
polígono que mantém as restrições
logísticas nos pontos com maior
concentração de tráfego, ao
mesmo tempo em que as retira
das zonas industriais. Atualmente,
a circulação de veículos
transportadores de carga é proibida
das 6h às 11h e das 17h às 21h.
Riley Rodrigues, gerente de
Estudos de Infraestrutura da
FIRJAN, pontua que, para estruturar
o polígono, quatro medidas são
essenciais. Uma delas é excluir
as restrições para circulação de
veículos de cargas na Avenida
Brasil, importante via de acesso
ao Porto do Rio de Janeiro,
assim como dos polos industriais
localizados fora das regiões com
tráfego intenso, como Pavuna
e Jacarepaguá.
Segundo Rodrigues, o panorama
atual, de redução das condições de
acesso ao Porto do Rio, impacta
diretamente no desenvolvimento
do estado, uma vez que a área
é um importante gerador de
impostos e empregos. “O porto
é a principal fonte arrecadadora
de ICMS do estado e uma das
principais de ISS do município
do Rio, podendo ser comparado
a uma cidade. Além disso, é
responsável por 30 mil postos
de trabalho diretos e indiretos”,
pontuou o gerente.
Também é necessário aumentar
o número de vagas para carga
e descarga, com a devida
fiscalização para impedir a
ocupação por outros tipos de
veículos. A quarta proposta é
unificar as regras de circulação
de cargas no polígono a partir
das características das regiões e
dos estabelecimentos. Isso inclui
determinar horários para o tráfego
dos diferentes tipos de veículos,
com restrições mais amplas
para aqueles de grande porte, e
autorização para o livre trânsito de
utilitários e Veículos Urbanos de
Carga (VUC).
De acordo com Sergio Duarte,
vice-presidente do Sistema
FIRJAN, investir na eficiência do
transporte urbano é primordial
para garantir condições mais
competitivas à indústria. Ele
ressalta que as restrições
logísticas municipais impactam
negativamente a distribuição de
cargas, aumentando os custos das
empresas. “O resultado disso é o
Transporte de Carga Urbano no Rio de Janeiro
POLÍGONO DE
RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO
DE CARGAS DE
200 KM
2
COM A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS DE CARGAS
PROIBIDA DAS 6h ÀS 11h E DAS 17h ÀS 21h, A
MAIORIA DOS ESTABELECIMENTOS E DAS OBRAS
DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENFRENTAM
dificuldades logísticas
Fonte: Sistema FIRJAN
196,1 mil
VIAGENS/DIA DE
VEÍCULOS DE CARGAS
137,6 mil
ESTABELECIMENTOS
ABASTECIDOS