Background Image
Previous Page  3 / 14 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 3 / 14 Next Page
Page Background

1 A 14 DE MAIO | CARTA DA INDÚSTRIA

PÁG. 3

CARTA DA INDÚSTRIA –

Quais são os principais

desafios da matemática no Brasil?

CESAR CAMACHO –

Observamos que ainda é preciso

reforçar áreas pouco representadas ou inexistentes,

na matemática pura, mas, especialmente, nas

aplicações da disciplina. Nesse sentido, o Impa está

promovendo, com o apoio da Capes (Coordenação

de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um

programa de pós-doutorado de excelência aberto à

participação estrangeira. Por meio desse programa,

dezenas de jovens doutores, a maior parte estrangeiros,

estão sendo absorvidos por nossas universidades

mediante editais internacionais. Outro grande desafio

é o de melhorar significativamente o ensino da

matemática nas nossas escolas.

CI –

O que pode ser feito para melhorar a capacitação

em matemática?

CC –

Precisamos melhorar o ensino da matemática.

Com a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática

das Escolas Públicas (Obmep), o Impa tem mantido

contato direto com nossas escolas. Os professores

que promovem o nivelamento do conhecimento

matemático entre os alunos são essenciais, pois o

aprendizado da disciplina é sequencial. Há falta de bons

professores devido à desvalorização do trabalho do

professor em nossa sociedade. Essa desvalorização é

consequência da falta de uma carreira docente com

salários adequados. É necessária uma progressão

economicamente significativa e exigente em termos de

mérito. Precisamos de boas escolas com avaliações por

mérito, tanto dos alunos como dos professores. Esse é

um problema que só a vontade política pode resolver.

CI –

A inovação é fundamental para o

desenvolvimento econômico do país. Qual é o papel

da matemática nesse sentido?

CC –

A inovação é o mecanismo de progresso da

civilização moderna. A matemática está associada a

qualquer forma de inovação. Estamos acostumados a

utilizar diariamente computadores, fazer compras em

supermercados, operações bancárias seguras ou

viajar em aviões sem saber ao certo que essas

maravilhas da vida moderna têm em sua concepção

poderosos ingredientes matemáticos. Os problemas

de engenharia gerados pela necessidade de

aprofundar a exploração de petróleo também são

questões que envolvem a disciplina. Do mesmo

modo, a segurança dos códigos que utilizamos

diariamente nas operações de cartões de crédito

está fundamentada na criptografia, apoiada na

teoria dos números. Boa parte dos problemas que

são gerados pela necessidade de inovação requer

matemática, algumas vezes bastante avançada. O

Impa tem dedicado esforços para procurar novas

alternativas e formar jovens com talento, a fim de

encaminhá-los a carreiras universitárias em ciências

exatas e engenharias.

CI –

Como o Sistema FIRJAN tem atuado para

melhorar o ensino da matemática no estado do Rio?

CC –

A FIRJAN e o Impa mantêm uma relação

importante e profícua para melhorar o ensino

da matemática nas escolas. O Programa SESI

Matemática, iniciativa da Federação, soma-se

aos nossos esforços no sentido de estimular o

aprendizado da disciplina entre crianças e jovens.

Vinícius Magalhães

A matemática é imprescindível para

qualquer forma de inovação. A avaliação é de

Cesar Camacho

, diretor-geral do Instituto

Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Em entrevista à Carta da Indústria, concedida

durante sua participação no Conselho

Empresarial de Tecnologia do Sistema FIRJAN, o

professor apresenta caminhos para melhorar o

ensino da disciplina no Brasil.

MATEMÁTICA E

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

E

ENTREVISTA