1 A 14 DE MAIO | CARTA DA INDÚSTRIA
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CARTA DA INDÚSTRIA –
Quais são os principais
desafios da matemática no Brasil?
CESAR CAMACHO –
Observamos que ainda é preciso
reforçar áreas pouco representadas ou inexistentes,
na matemática pura, mas, especialmente, nas
aplicações da disciplina. Nesse sentido, o Impa está
promovendo, com o apoio da Capes (Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um
programa de pós-doutorado de excelência aberto à
participação estrangeira. Por meio desse programa,
dezenas de jovens doutores, a maior parte estrangeiros,
estão sendo absorvidos por nossas universidades
mediante editais internacionais. Outro grande desafio
é o de melhorar significativamente o ensino da
matemática nas nossas escolas.
CI –
O que pode ser feito para melhorar a capacitação
em matemática?
CC –
Precisamos melhorar o ensino da matemática.
Com a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (Obmep), o Impa tem mantido
contato direto com nossas escolas. Os professores
que promovem o nivelamento do conhecimento
matemático entre os alunos são essenciais, pois o
aprendizado da disciplina é sequencial. Há falta de bons
professores devido à desvalorização do trabalho do
professor em nossa sociedade. Essa desvalorização é
consequência da falta de uma carreira docente com
salários adequados. É necessária uma progressão
economicamente significativa e exigente em termos de
mérito. Precisamos de boas escolas com avaliações por
mérito, tanto dos alunos como dos professores. Esse é
um problema que só a vontade política pode resolver.
CI –
A inovação é fundamental para o
desenvolvimento econômico do país. Qual é o papel
da matemática nesse sentido?
CC –
A inovação é o mecanismo de progresso da
civilização moderna. A matemática está associada a
qualquer forma de inovação. Estamos acostumados a
utilizar diariamente computadores, fazer compras em
supermercados, operações bancárias seguras ou
viajar em aviões sem saber ao certo que essas
maravilhas da vida moderna têm em sua concepção
poderosos ingredientes matemáticos. Os problemas
de engenharia gerados pela necessidade de
aprofundar a exploração de petróleo também são
questões que envolvem a disciplina. Do mesmo
modo, a segurança dos códigos que utilizamos
diariamente nas operações de cartões de crédito
está fundamentada na criptografia, apoiada na
teoria dos números. Boa parte dos problemas que
são gerados pela necessidade de inovação requer
matemática, algumas vezes bastante avançada. O
Impa tem dedicado esforços para procurar novas
alternativas e formar jovens com talento, a fim de
encaminhá-los a carreiras universitárias em ciências
exatas e engenharias.
CI –
Como o Sistema FIRJAN tem atuado para
melhorar o ensino da matemática no estado do Rio?
CC –
A FIRJAN e o Impa mantêm uma relação
importante e profícua para melhorar o ensino
da matemática nas escolas. O Programa SESI
Matemática, iniciativa da Federação, soma-se
aos nossos esforços no sentido de estimular o
aprendizado da disciplina entre crianças e jovens.
Vinícius Magalhães
A matemática é imprescindível para
qualquer forma de inovação. A avaliação é de
Cesar Camacho
, diretor-geral do Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Em entrevista à Carta da Indústria, concedida
durante sua participação no Conselho
Empresarial de Tecnologia do Sistema FIRJAN, o
professor apresenta caminhos para melhorar o
ensino da disciplina no Brasil.
MATEMÁTICA E
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
E
ENTREVISTA