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14 A 27 DE NOVEMBRO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA
SAIBA QUANTO CUSTARÁ* ENTREGAR AS OBRAS
DE RODOVIAS apenas entre 2031 e 2033
CUSTOS
LOGÍSTICOS
R$1,8 bi
Para Luiz Fernando Pezão,
governador do estado do Rio,
é necessário conjugar esforços
para fortalecer o transporte
rodoviário estadual e dar condições
competitivas às indústrias
fluminenses: “Precisamos de um
pacto para terminar as obras
e cumprir os compromissos
assumidos com as operadoras. A
situação da Serra das Araras, por
exemplo, não pode continuar
da forma que está. Os ônibus e
carretas mal conseguem fazer
curvas na pista”.
Por considerar as obras nas
rodovias federais imprescindíveis
para o desenvolvimento da
economia fluminense, o Sistema
FIRJAN contemplou esse pleito
no Mapa do Desenvolvimento do
Estado do Rio de Janeiro 2016-
2025, além de incluí-lo nas agendas
regionais. Os investimentos também
foram debatidos no “Seminário
Infraestrutura Fluminense –
Desafios e Oportunidades”,
promovido na sede da Federação
em outubro, que contou com
a presença de autoridades e
representantes do setor privado.
“Precisamos de mecanismos de
flexibilização dos contratos de
concessão, porque, da forma
que está hoje, os investidores
se afastam. É fundamental unir
esforços, pois torna-se urgente
que haja investimentos para
reduzir os problemas atuais”,
concluiu Mauro Viegas Filho,
presidente do Conselho de
Infraestrutura da FIRJAN.
O estudo “Impactos
Socioeconômicos da Postergação
de Obras nas Rodovias Federais
Concedidas no Rio de Janeiro”,
elaborado pela Gerência de
Estudos de Infraestrutura da
Federação, está disponível em:
http://bit.ly/2fAhEum.CUSTOS COM
ACIDENTES
R$ 3 bi
BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DAS OBRAS
MENOS
CUSTOS
LOGÍSTICOS
MENOS CONSUMO DE
COMBUSTÍVEIS, COM IMPACTOS
POSITIVOS NO MEIO AMBIENTE
MENOS
ACIDENTES
AQUECIMENTO DA ECONOMIA,
GERANDO EMPREGOS E
ARRECADAÇÃO
19,8 mil**
TOTAL DE ACIDENTES
11,7 mil
COM FERIDOS
1,4 mil
COM VÍTIMAS FATAIS
6,7 mil
COM DANOS
MATERIAIS
BR 116
r$ 797
milhões
BR 040
r$ 1,5
bilhões
BR 393
r$ 745
milhões
BR 101
r$ 1,8
bilhões
(2016-2031)
(2016-2031)
(2016-2033)
(2016-2033)
custo da postergação, por rodovia
CUSTOS TOTAIS
R$ 4,8
bi
** Estimativas Sistema FIRJAN (2016-2033)
*Considerando a realização de novas concessões