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PÁG. 5

14 A 27 DE NOVEMBRO DE 2016 | CARTA DA INDÚSTRIA

SAIBA QUANTO CUSTARÁ* ENTREGAR AS OBRAS

DE RODOVIAS apenas entre 2031 e 2033

CUSTOS

LOGÍSTICOS

R$1,8 bi

Para Luiz Fernando Pezão,

governador do estado do Rio,

é necessário conjugar esforços

para fortalecer o transporte

rodoviário estadual e dar condições

competitivas às indústrias

fluminenses: “Precisamos de um

pacto para terminar as obras

e cumprir os compromissos

assumidos com as operadoras. A

situação da Serra das Araras, por

exemplo, não pode continuar

da forma que está. Os ônibus e

carretas mal conseguem fazer

curvas na pista”.

Por considerar as obras nas

rodovias federais imprescindíveis

para o desenvolvimento da

economia fluminense, o Sistema

FIRJAN contemplou esse pleito

no Mapa do Desenvolvimento do

Estado do Rio de Janeiro 2016-

2025, além de incluí-lo nas agendas

regionais. Os investimentos também

foram debatidos no “Seminário

Infraestrutura Fluminense –

Desafios e Oportunidades”,

promovido na sede da Federação

em outubro, que contou com

a presença de autoridades e

representantes do setor privado.

“Precisamos de mecanismos de

flexibilização dos contratos de

concessão, porque, da forma

que está hoje, os investidores

se afastam. É fundamental unir

esforços, pois torna-se urgente

que haja investimentos para

reduzir os problemas atuais”,

concluiu Mauro Viegas Filho,

presidente do Conselho de

Infraestrutura da FIRJAN.

O estudo “Impactos

Socioeconômicos da Postergação

de Obras nas Rodovias Federais

Concedidas no Rio de Janeiro”,

elaborado pela Gerência de

Estudos de Infraestrutura da

Federação, está disponível em:

http://bit.ly/2fAhEum.

CUSTOS COM

ACIDENTES

R$ 3 bi

BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DAS OBRAS

MENOS

CUSTOS

LOGÍSTICOS

MENOS CONSUMO DE

COMBUSTÍVEIS, COM IMPACTOS

POSITIVOS NO MEIO AMBIENTE

MENOS

ACIDENTES

AQUECIMENTO DA ECONOMIA,

GERANDO EMPREGOS E

ARRECADAÇÃO

19,8 mil**

TOTAL DE ACIDENTES

11,7 mil

COM FERIDOS

1,4 mil

COM VÍTIMAS FATAIS

6,7 mil

COM DANOS

MATERIAIS

BR 116

r$ 797

milhões

BR 040

r$ 1,5

bilhões

BR 393

r$ 745

milhões

BR 101

r$ 1,8

bilhões

(2016-2031)

(2016-2031)

(2016-2033)

(2016-2033)

custo da postergação, por rodovia

CUSTOS TOTAIS

R$ 4,8

bi

** Estimativas Sistema FIRJAN (2016-2033)

*Considerando a realização de novas concessões