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20 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA

Estimular os alunos a criar soluções para problemas

reais é uma das propostas da rede de ensino

SESI/SENAI. Essa visão tem contribuído para o

surgimento de projetos inovadores, como a prótese

mecânica produzida por estudantes do ensino médio

da Escola SESI Duque de Caxias, articulado com o

curso Técnico em Automação do SENAI.

A criação foi entregue ao aluno da educação infantil

João Lucas Tayrone, de oito anos, que nasceu sem o

antebraço esquerdo e pela primeira vez pôde realizar o

sonho de tocar violão. O projeto, construído ao longo

de seis meses, foi conceituado nas aulas do ensino

médio e técnico, e executado no FabLab de Benfica.

“A tecnologia colabora fortemente nesse processo. Os

FabLabs, onde os alunos têm contato com impressoras

3D para prototipagem, são um exemplo disso. É um

ambiente que alia inovação à educação”, afirmou Edson

Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI.

INOVAÇÃO ALIADA AO ENSINO DO SESI E SENAI

ESTIMULA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES

EXPEDIENTE: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Presidente:

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

1º Vice-presidente:

Carlos Mariani Bittencourt.

2º Vice-presidente:

Carlos Fernando Gross. CARTA DA INDÚSTRIA é uma publicação do Sistema FIRJAN. Prêmio

Aberje Brasil 1999-2000. Prêmio Aberje Rio 1999-2000-2001.

Gerência Geral de Comunicação e Marketing:

Juliane Oliveira e Lorena Storani.

Editada pela Insight Comunicação. Editor Geral:

Coriolano Gatto.

Editora Executiva:

Kelly Nascimento.

Redação:

Laís Napoli e Nathalia Curvelo.

Revisão:

Geraldo Pereira.

Fotografia:

Fabiano Veneza.

Projeto Gráfico:

DPZ.

Design e Diagramação:

Paula Barrenne.

Produtor Gráfico:

Ruy

Saraiva.

Impressão:

WalPrint Gráfica e Editora.

SISTEMA FIRJAN - Avenida Graça Aranha 1 • CEP: 20030-002 – Rio de Janeiro • Tel.: (21) 2563-4455 •

www.firjan.com.br

Marcília Rodrigues, coordenadora da Escola

SESI Duque de Caxias, explica que a metodologia

empregada desde o ensino infantil torna os

alunos preparados para responder a desafios

com criatividade e espírito crítico. “Temos

disciplinas transversais no ensino médio que

estimulam o empreendedorismo e a oficina

tecnológica, onde os estudantes trabalham

conceitos como robótica e programação. No

projeto, os estudantes aliaram toda essa vivência

com a automação industrial”, disse.

Para Allan Rodrigues, um dos alunos que

desenvolveu a prótese, unir o aprendizado prático

das aulas ao uso de tecnologias de ponta foi

fundamental para que conseguissem transformar a

ideia em protótipo. “O curso técnico nos ajudou a ter

noção de toda a parte de produção, e o FabLab deu

a infraestrutura que precisávamos”, explicou.

PARCERIA COM O GOOGLE

Reforçando seu alinhamento às novas tendências

de educação, a Escola SESI Petrópolis e o Google

firmaram parceria que levará para a sala de aula

as mais modernas ferramentas educacionais

disponíveis. Com o programa Google Education,

serão disponibilizados serviços de computação em

nuvem para e-mail, ferramentas de produtividade,

agenda, bate-papo e logística para alunos e

professores da unidade.

Outra novidade é o Google Classroom, sala virtual

que permite aos professores acompanhar a evolução

dos alunos, além de facilitar a comunicação entre

estudantes e docentes. “A parceria com Google,

além de provocar uma motivação espontânea nos

estudantes é uma forma de agregar valor a esse

processo tornando-o mais instigante, acessível e

desafiador”, explicou Hozana Cavalcante, gerente de

Educação Básica do SESI.

João Lucas Tayrone e a prótese desenvolvida pelos alunos

Joana Mireiro

S

SESI/SENAI