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20 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA
Estimular os alunos a criar soluções para problemas
reais é uma das propostas da rede de ensino
SESI/SENAI. Essa visão tem contribuído para o
surgimento de projetos inovadores, como a prótese
mecânica produzida por estudantes do ensino médio
da Escola SESI Duque de Caxias, articulado com o
curso Técnico em Automação do SENAI.
A criação foi entregue ao aluno da educação infantil
João Lucas Tayrone, de oito anos, que nasceu sem o
antebraço esquerdo e pela primeira vez pôde realizar o
sonho de tocar violão. O projeto, construído ao longo
de seis meses, foi conceituado nas aulas do ensino
médio e técnico, e executado no FabLab de Benfica.
“A tecnologia colabora fortemente nesse processo. Os
FabLabs, onde os alunos têm contato com impressoras
3D para prototipagem, são um exemplo disso. É um
ambiente que alia inovação à educação”, afirmou Edson
Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI.
INOVAÇÃO ALIADA AO ENSINO DO SESI E SENAI
ESTIMULA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES
EXPEDIENTE: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
Presidente:
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
1º Vice-presidente:
Carlos Mariani Bittencourt.
2º Vice-presidente:
Carlos Fernando Gross. CARTA DA INDÚSTRIA é uma publicação do Sistema FIRJAN. Prêmio
Aberje Brasil 1999-2000. Prêmio Aberje Rio 1999-2000-2001.
Gerência Geral de Comunicação e Marketing:
Juliane Oliveira e Lorena Storani.
Editada pela Insight Comunicação. Editor Geral:
Coriolano Gatto.
Editora Executiva:
Kelly Nascimento.
Redação:
Laís Napoli e Nathalia Curvelo.
Revisão:
Geraldo Pereira.
Fotografia:
Fabiano Veneza.
Projeto Gráfico:
DPZ.
Design e Diagramação:
Paula Barrenne.
Produtor Gráfico:
Ruy
Saraiva.
Impressão:
WalPrint Gráfica e Editora.
SISTEMA FIRJAN - Avenida Graça Aranha 1 • CEP: 20030-002 – Rio de Janeiro • Tel.: (21) 2563-4455 •
www.firjan.com.brMarcília Rodrigues, coordenadora da Escola
SESI Duque de Caxias, explica que a metodologia
empregada desde o ensino infantil torna os
alunos preparados para responder a desafios
com criatividade e espírito crítico. “Temos
disciplinas transversais no ensino médio que
estimulam o empreendedorismo e a oficina
tecnológica, onde os estudantes trabalham
conceitos como robótica e programação. No
projeto, os estudantes aliaram toda essa vivência
com a automação industrial”, disse.
Para Allan Rodrigues, um dos alunos que
desenvolveu a prótese, unir o aprendizado prático
das aulas ao uso de tecnologias de ponta foi
fundamental para que conseguissem transformar a
ideia em protótipo. “O curso técnico nos ajudou a ter
noção de toda a parte de produção, e o FabLab deu
a infraestrutura que precisávamos”, explicou.
PARCERIA COM O GOOGLE
Reforçando seu alinhamento às novas tendências
de educação, a Escola SESI Petrópolis e o Google
firmaram parceria que levará para a sala de aula
as mais modernas ferramentas educacionais
disponíveis. Com o programa Google Education,
serão disponibilizados serviços de computação em
nuvem para e-mail, ferramentas de produtividade,
agenda, bate-papo e logística para alunos e
professores da unidade.
Outra novidade é o Google Classroom, sala virtual
que permite aos professores acompanhar a evolução
dos alunos, além de facilitar a comunicação entre
estudantes e docentes. “A parceria com Google,
além de provocar uma motivação espontânea nos
estudantes é uma forma de agregar valor a esse
processo tornando-o mais instigante, acessível e
desafiador”, explicou Hozana Cavalcante, gerente de
Educação Básica do SESI.
João Lucas Tayrone e a prótese desenvolvida pelos alunos
Joana Mireiro
S
SESI/SENAI