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20 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA
E
ESTADO
A Rodovia Presidente Dutra
(BR-116) é a mais importante artéria
econômica do país, responsável
por ligar Rio de Janeiro e São
Paulo, dois dos principais estados
brasileiros. Nos nove quilômetros
do trecho da Serra das Araras,
nas regiões Sul e Centro-Sul
fluminenses, circularam cerca de
31,4 mil veículos por dia em 2016,
sendo mais da metade caminhões.
A rodovia tem traçado incompatível
com o volume de tráfego, trazendo
diversos transtornos para o setor
produtivo. Em função disso, a
duplicação da sua pista de descida
é um dos pleitos prioritários dos
industriais, incluído no Mapa do
Desenvolvimento do Estado do Rio
de Janeiro 2016-2025.
Edvaldo Xavier, presidente da
Representação Regional FIRJAN/
CIRJ no Sul Fluminense, alerta
que a estrutura atual da pista
representa um grave risco tanto
para as indústrias quanto para
a população local. “O traçado
é muito antigo. Provoca muitos
acidentes, ocasionando também
perda de combustível, de cargas
e, principalmente, de vidas. Além
disso, há aumento de custos para
as empresas com os constantes
engarrafamentos. Em Piraí a
situação é grave, porque quem
quer ir para Rio de Janeiro, em
virtude do tráfego, muitas vezes
não consegue”, explicou.
Segundo ele, além de melhorar
a infraestrutura local, a obra
fomentará a economia da região.
“O momento é muito propício
para a realização do projeto,
porque irá aquecer o mercado
de trabalho. A expectativa é que
gere aproximadamente 5 mil
empregos”, disse.
da concessão atual, que se encerra
em quatro anos, a duplicação da
pista pode ser postergada para
um período de 14 a 16 anos.
“Esperamos que o governo federal
resolva junto aos órgãos de controle
essa situação, permitindo que haja
imediata autorização para início
das obras. Não existe problema de
recursos, pois são privados, e também
não há gargalos técnicos. Os projetos
estão prontos. No estado do Rio é a
prioridade número um em termos de
investimento”, afirmou Mauro Viegas
Filho, presidente do Conselho de
Infraestrutura do Sistema FIRJAN.
De acordo com Riley Rodrigues,
gerente de Estudos de Infraestrutura
da Federação, caso a obra seja
postergada, irá gerar significativos
custos ao país. “Os custos
socioeconômicos acumulados no
período de 15 anos ultrapassarão
R$ 797 milhões, equivalente a
46,9% do valor da obra”, alertou.
A mobilização dos empresários
aconteceu em 10 de fevereiro.
EMPRESÁRIOS DEFENDEM DUPLICAÇÃO DA PISTA DE DESCIDA
DA SERRA DAS ARARAS PARA FACILITAR ESCOAMENTO DE PRODUÇÃO
A fim de defender a duplicação da
pista, a Representação Regional
Sul Fluminense reuniu empresários
locais para uma mobilização no
entorno da Serra das Araras, em Piraí.
Também participaram do encontro
representantes da concessionária
CCR Nova Dutra e prefeitos da região.
Atualmente, a obra, sem previsão de
início, está aguardando autorização
da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT). De acordo com
um estudo produzido pela FIRJAN,
caso não seja implantada até o final
Empresários do Sul fluminense defendem duplicação de pista da Serra das Araras
Ana Paula Silva
“O momento é muito
propício para a
realização do projeto,
porque irá aquecer o
mercado de trabalho”
Edvaldo Xavier
presidente da Representação Regional
FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense