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20 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA

E

ESTADO

A Rodovia Presidente Dutra

(BR-116) é a mais importante artéria

econômica do país, responsável

por ligar Rio de Janeiro e São

Paulo, dois dos principais estados

brasileiros. Nos nove quilômetros

do trecho da Serra das Araras,

nas regiões Sul e Centro-Sul

fluminenses, circularam cerca de

31,4 mil veículos por dia em 2016,

sendo mais da metade caminhões.

A rodovia tem traçado incompatível

com o volume de tráfego, trazendo

diversos transtornos para o setor

produtivo. Em função disso, a

duplicação da sua pista de descida

é um dos pleitos prioritários dos

industriais, incluído no Mapa do

Desenvolvimento do Estado do Rio

de Janeiro 2016-2025.

Edvaldo Xavier, presidente da

Representação Regional FIRJAN/

CIRJ no Sul Fluminense, alerta

que a estrutura atual da pista

representa um grave risco tanto

para as indústrias quanto para

a população local. “O traçado

é muito antigo. Provoca muitos

acidentes, ocasionando também

perda de combustível, de cargas

e, principalmente, de vidas. Além

disso, há aumento de custos para

as empresas com os constantes

engarrafamentos. Em Piraí a

situação é grave, porque quem

quer ir para Rio de Janeiro, em

virtude do tráfego, muitas vezes

não consegue”, explicou.

Segundo ele, além de melhorar

a infraestrutura local, a obra

fomentará a economia da região.

“O momento é muito propício

para a realização do projeto,

porque irá aquecer o mercado

de trabalho. A expectativa é que

gere aproximadamente 5 mil

empregos”, disse.

da concessão atual, que se encerra

em quatro anos, a duplicação da

pista pode ser postergada para

um período de 14 a 16 anos.

“Esperamos que o governo federal

resolva junto aos órgãos de controle

essa situação, permitindo que haja

imediata autorização para início

das obras. Não existe problema de

recursos, pois são privados, e também

não há gargalos técnicos. Os projetos

estão prontos. No estado do Rio é a

prioridade número um em termos de

investimento”, afirmou Mauro Viegas

Filho, presidente do Conselho de

Infraestrutura do Sistema FIRJAN.

De acordo com Riley Rodrigues,

gerente de Estudos de Infraestrutura

da Federação, caso a obra seja

postergada, irá gerar significativos

custos ao país. “Os custos

socioeconômicos acumulados no

período de 15 anos ultrapassarão

R$ 797 milhões, equivalente a

46,9% do valor da obra”, alertou.

A mobilização dos empresários

aconteceu em 10 de fevereiro.

EMPRESÁRIOS DEFENDEM DUPLICAÇÃO DA PISTA DE DESCIDA

DA SERRA DAS ARARAS PARA FACILITAR ESCOAMENTO DE PRODUÇÃO

A fim de defender a duplicação da

pista, a Representação Regional

Sul Fluminense reuniu empresários

locais para uma mobilização no

entorno da Serra das Araras, em Piraí.

Também participaram do encontro

representantes da concessionária

CCR Nova Dutra e prefeitos da região.

Atualmente, a obra, sem previsão de

início, está aguardando autorização

da Agência Nacional de Transportes

Terrestres (ANTT). De acordo com

um estudo produzido pela FIRJAN,

caso não seja implantada até o final

Empresários do Sul fluminense defendem duplicação de pista da Serra das Araras

Ana Paula Silva

“O momento é muito

propício para a

realização do projeto,

porque irá aquecer o

mercado de trabalho”

Edvaldo Xavier

presidente da Representação Regional

FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense