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20 DE MARÇO A 2 DE ABRIL DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA
expuserem à venda mercadorias
que sejam roubadas. A medida
contou com o apoio do Sistema
FIRJAN, que defende ainda a punição
mais rigorosa a todos os elos da
cadeia criminosa, com foco na
receptação, armazenamento e
venda dos produtos.
Para Sergio Duarte, vice-presidente
do Sistema FIRJAN, a nova lei é um
avanço para reduzir um crime que
aumenta o chamado Custo Brasil.
“Com o incremento dos roubos,
sobe também o preço do seguro.
impacto do roubos de cargas na economia do Brasil
97.786
87,8%
DOS ROUBOS FORAM
REGISTRADOS NO RIO
E EM SÃO PAULO*
CUSTO de roubos
de cargas (por r$ mil)*
r$
624.105
SÃO PAULO
r$
619.021
RIO DE JANEIRO
r$
1.415.237
TOTAL BRASIL
ENTRE 2011 E 2016, O
PREJUÍZO FOI DE MAIS DE
R$
6,1 bi
ROUBOS
DE CARGAS
NO PAÍS ENTRE
2011 E 2016
9.943
SÃO PAULO
9.862
RIO DE JANEIRO
668
GOIÁS
476
MINAS GERAIS
ranking por estado*
Isso reflete em mais despesas para
as empresas, que são repassadas
para o produto final, fazendo
com que cheguem mais caros ao
consumidor”, declarou Duarte, que
é presidente da Vitális/Chinezinho
e do Sindicato das Indústrias de
Alimentos do Município do Rio de
Janeiro (Siarj).
Riley Rodrigues, gerente de Estudos
de Infraestrutura da Federação,
alerta que é necessária a adoção
de leis mais rigorosas, em todos
os níveis de governo. Segundo ele,
*DADOS DE 2016
“após o lançamento da Carta do Rio
houve a abertura de interlocução
direta entre a União e os estados, o
que permite o avanço de propostas.
Ações apontadas na Carta do
Rio e medidas que financiem a
manutenção das forças de repressão
a esse crime começam a avançar
no Congresso e na Assembleia
Legislativa do Rio”.
Acesse a íntegra do estudo
“O impacto econômico do roubo
de cargas no Brasil” no
link
www.firjan.com.br/publicacoes.