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20 DE MARÇO A 2 DE ABRIL DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA

expuserem à venda mercadorias

que sejam roubadas. A medida

contou com o apoio do Sistema

FIRJAN, que defende ainda a punição

mais rigorosa a todos os elos da

cadeia criminosa, com foco na

receptação, armazenamento e

venda dos produtos.

Para Sergio Duarte, vice-presidente

do Sistema FIRJAN, a nova lei é um

avanço para reduzir um crime que

aumenta o chamado Custo Brasil.

“Com o incremento dos roubos,

sobe também o preço do seguro.

impacto do roubos de cargas na economia do Brasil

97.786

87,8%

DOS ROUBOS FORAM

REGISTRADOS NO RIO

E EM SÃO PAULO*

CUSTO de roubos

de cargas (por r$ mil)*

r$

624.105

SÃO PAULO

r$

619.021

RIO DE JANEIRO

r$

1.415.237

TOTAL BRASIL

ENTRE 2011 E 2016, O

PREJUÍZO FOI DE MAIS DE

R$

6,1 bi

ROUBOS

DE CARGAS

NO PAÍS ENTRE

2011 E 2016

9.943

SÃO PAULO

9.862

RIO DE JANEIRO

668

GOIÁS

476

MINAS GERAIS

ranking por estado*

Isso reflete em mais despesas para

as empresas, que são repassadas

para o produto final, fazendo

com que cheguem mais caros ao

consumidor”, declarou Duarte, que

é presidente da Vitális/Chinezinho

e do Sindicato das Indústrias de

Alimentos do Município do Rio de

Janeiro (Siarj).

Riley Rodrigues, gerente de Estudos

de Infraestrutura da Federação,

alerta que é necessária a adoção

de leis mais rigorosas, em todos

os níveis de governo. Segundo ele,

*DADOS DE 2016

“após o lançamento da Carta do Rio

houve a abertura de interlocução

direta entre a União e os estados, o

que permite o avanço de propostas.

Ações apontadas na Carta do

Rio e medidas que financiem a

manutenção das forças de repressão

a esse crime começam a avançar

no Congresso e na Assembleia

Legislativa do Rio”.

Acesse a íntegra do estudo

“O impacto econômico do roubo

de cargas no Brasil” no

link

www.firjan.com.br/publicacoes.