Background Image
Previous Page  3 / 8 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 3 / 8 Next Page
Page Background

SISTEMA FIRJAN

PÁG. 3

SÚMULA AMBIENTAL | JUNHO DE 2015

confiabilidade na opção pelo mecanismo e ainda um

processo de melhoria contínuo e com gestão adaptativa.

Até dezembro de 2014, o montante de recursos

firmados com termo de adesão e abertura de conta

pelo Funbio para os empreendedores que optaram

pelo mecanismo foi de mais de R$ 250 milhões,

considerando os valores discriminados nos Termos de

Compromisso de Compensações Ambientais (TCCAs)

referente a 60 empreendimentos, já enviados pela

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto

Estadual do Ambiente (Inea) para o Funbio. O total

recebido nesse período foi de R$ 216 milhões. Destes,

mais de R$ 140 milhões foram alocados para o apoio de

88 projetos e utilizados R$ 85 milhões, com 20 projetos

já finalizados.

Esses projetos beneficiam 49 UCs

no estado do

Rio manejadas pelo Inea, órgãos

ambientais municipais e pela

agência federal, o Instituto

Chico Mendes de Conservação

da Biodiversidade (ICMBio). Os

resultados demonstram a solidez,

a transparência e a eficácia dessa

solução. Além dos recursos

para projetos, o FMA realizou

a Regularização Fundiária de

oito UCs, com pagamentos

de desapropriações judiciais e

amigáveis no total de mais de

R$ 27 milhões.

Os recursos do FMA são geridos pelo Funbio e

direcionados pelo empreendedor à execução de

projetos de conservação e uso sustentável

no estado do Rio, conforme determinado pela SEA,

e de acordo com a aprovação de projetos pelas

instâncias deliberativas.

O papel do Funbio, organização em operação desde

1996, se faz primeiramente por ter como missão o

aporte de recursos estratégicos para biodiversidade. A

expertise do Funbio em captação, gestão e execução de

recursos, bem como na operacionalização de fundos

para conservação da biodiversidade, contribuiu para

o desenvolvimento deste e de outros mecanismos

financeiros para a conservação e o fortalecimento

institucional de áreas protegidas.

Estabelecido por meio do convênio nº 003/2009 com

a SEA e interveniência do Inea, que estabeleceu a

operação, a manutenção e o controle, o FMA no estado

do Rio de Janeiro consiste em um mecanismo privado

com governança pública. Os principais atores de sua

governança são: a SEA, que tem como competência a

coordenação da operação, manutenção e controle do

mecanismo e é signatária do convênio estabelecido

entre as partes; a Câmara de Compensação Ambiental

(CCA), vinculada à SEA, com representantes dos

setores empresarial (FIRJAN), público, acadêmico e

da sociedade civil, é responsável pela aprovação dos

projetos e pela destinação dos recursos oriundos da

compensação; e o Inea, órgão gestor das UCs estaduais

e um dos beneficiários dos recursos depositados no

FMA. Os outros beneficiários ainda podem ser o ICMBio,

no âmbito federal, e os órgãos municipais de meio

ambiente, conforme deliberado pela CCA.

Ao gestor do FMA, atualmente o

Funbio, cabe o acompanhamento

da execução dos projetos

aprovados pela CCA, mediante

sua gestão financeira, a realização

de serviços de compras e

contratações, a gestão financeira

dos recursos depositados pelos

empreendedores obrigados à

compensação ambiental que

optaram pela execução indireta

por meio do FMA, a

disponibilização de sistema

informatizado para execução,

acompanhamento e prestação

de contas dos projetos,

a execução dos recursos

segundo política de utilização definida pela SEA, e

disponibilização à SEA de documentos técnicos,

administrativos e financeiros sobre a execução do FMA.

O FMA do estado do Rio demonstrou sua

viabilidade nesses últimos anos e segue como

um reforço nos investimentos de suas UCs, visto

que o mecanismo possibilita o planejamento dos

projetos a serem aprovados e fortalece a implementação

de UCs por meio da agilização do processo de

regularização fundiária. A governança pública e a

execução privada permitem operação transparente e

ágil, em que se preserva a tomada de decisão pública.

Para o setor empresarial, constitui uma solução

de cumprimento da obrigação do pagamento de

compensação ambiental de comprovada eficácia desde

a sua criação.

Mais informações sobre o mecanismo FMA podem ser

acessadas em funbio.org.br/fma.

A governança

pública e a

execução privada

permitem operação

transparente e ágil,

em que se preserva

a tomada de

decisão pública