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PÁG. 6

12 A 25 DE JUNHO DE 2017 | CARTA DA INDÚSTRIA

C

MATÉRIA

DE CAPA

BR 393

TRÊS RIOS

BR 116

BR 101

SANTO ANTÔNIO

DE PÁDUA

BR 040

DUQUE

DE CAXIAS MAGÉ

SEROPÉDICA

QUELUZ/SP

SAPUCAIA

ITABORAÍ

ITAGUAÍ

PARATY

ITAPERUNA

BOM JESUS DO

ITABAPOANA

CAMPOS DOS

GOYTACASES

BR 356

BR 101

BR 116

FIRJAN PROPÕE IMPLANTAÇÃO DE CINTURÃO DE SEGURANÇA EM

ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA COMBATER CRIMINALIDADE NO ESTADO

Elemento primordial para um

ambiente de negócios forte e

competitivo, a segurança pública

enfrenta grandes desafios no estado

do Rio. As crises econômica e

fiscal reduziram os investimentos

em policiamento e investigação,

fragilizando as ações de combate à

criminalidade e contribuindo para o

aumento da violência. Esse processo

tem causado perda de investimentos,

fechamento de estabelecimentos e

aumento do desemprego.

o patrimônio. No ano passado,

um crime foi registrado a cada

39 segundos, conforme dados da

Secretaria de Segurança Pública.

CINTURÃO DE SEGURANÇA

Para combater o avanço da

criminalidade, a FIRJAN propõe

a adoção de medidas estruturais,

como a implantação de um Cinturão

de Segurança Rodoviária Integrada.

Esse sistema seria composto por

postos de fiscalização conjunta

O roubo de cargas, por exemplo,

é um dos crimes que tem crescido

aproveitando a fragilidade das

forças de segurança, seja nas ações

de policiamento ostensivo seja na

proteção das fronteiras estaduais.

Estudos do Sistema FIRJAN

apontam que o estado concentra

43,7% de todas as ocorrências

dessa modalidade criminosa no

país. Contudo, outros indicadores

de criminalidade avançam, como

os crimes contra a vida e contra

Proposta DA FIRJAN PARA o Cinturão de Segurança Rodoviária Integrada

no estado do Rio - localização dos 13 postos integrados

Fonte: Sistema FIRJAN

ESTRUTURA

> FUNCIONAMENTO CONJUNTO

DA POLÍCIA RODOVIÁRIA

FEDERAL, DO DEPARTAMENTO

NACIONAL DE INFRAESTRUTURA

DE TRANSPORTES (DNIT) E DAS

SECRETARIAS ESTADUAIS DE

SEGURANÇA PÚBLICA, FAZENDA

E SAÚDE.

> PESAGEM RODOVIÁRIA PARA

COMBATER A EVASÃO FISCAL QUE

OCORRE ATRAVÉS DO SOBREPESO

DOS CAMINHÕES.

RESULTADO ESTIMADO

> POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO

DE R$ 425 MILHÕES/ANO

COM O ICMS DE TRANSPORTE

INTERESTADUAL, DIVIDIDOS

ENTRE OS DOIS ESTADOS, APENAS

NO POSTO PILOTO DE QUELUZ (SP)

> FISCALIZAÇÃO DE ATÉ 90% DOS

VEÍCULOS QUE ACESSAM A REGIÃO

METROPOLITANA DO RIO

> CUSTO: R$ 15 MILHÕES

POR POSTO