IFGF 2015 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2013
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IFGF Gastos com Pessoal:
representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal,
em relação ao total da receita corrente líquida (RCL). Tendo em vista que esse é o gasto com
maior participação na despesa total de um município, este indicador mede o grau de rigidez do
orçamento, ou seja, o espaço de manobra da prefeitura para execução das políticas públicas,
em especial dos investimentos.
IFGF Investimentos:
acompanha o total de investimentos, em relação à receita corrente líquida
(RCL). Ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e
hospitais bem equipados são exemplos de investimentos municipais capazes de aumentar a
produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população.
IFGF Liquidez:
verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para
honrar suas obrigações de curto prazo, medindo a liquidez da prefeitura como proporção das
receitas correntes líquidas.
IFGF Custo da Dívida:
corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total
das receitas líquidas reais
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(RLR). O índice avalia o comprometimento do orçamento com o
pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Abaixo, quadro-resumo dos indicadores que compõem o cálculo do Índice Firjan de Gestão
Fiscal (IFGF).
Receita Própria
Capacidade de
arrecadação
Receita Própria
Rec Corrente Líquida
22,5%
Investimentos
Capacidade
de fazer
Investimentos
Investimentos
Rec Corrente Líquida
22,5%
Gastos com Pessoal
Grau de rigidez do
orçamento
Gastos com Pessoal
Rec Corrente Líquida
22,5%
Liquidez
Suficiência de
Caixa
Caixa Obrigações em
Circulação
Rec Corrente Líquida
22,5%
Custo da Dívida
Custo da Dívida de
longo prazo
10,0%
Juros e Amortizações
Rec Líquida Real
IFGF
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A Receita Líquida Real (RLR) é utilizada para apurar o limite de pagamento da dívida de Estados e Municípios
renegociada com o Tesouro Nacional e para o cálculo da relação Dívida Financeira / Receita Líquida Real. Para
os municípios, o conceito de RLR exclui do total de receitas as receitas provenientes de operações de crédito,
de alienação de bens, de transferências voluntárias ou de doações recebidas com o fim específico de atender
despesas de capital.