Background Image
Previous Page  13 / 28 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 13 / 28 Next Page
Page Background

IFGF 2015 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO BASE 2013

PÁG. 11

A situação das contas municipais preocupa. A dependência das transferências é crônica e o

comprometimento com as despesas de pessoal cada vez maior, deixando as prefeituras a

mercê da conjuntura econômica e política. Assim, a postergação de despesas via restos a pagar

e a redução dos investimentos consolidaram-se como típicas variáveis de ajuste, exatamente

como tem ocorrido com os estados e com o governo federal. Mudar essa dinâmica é o grande

desafio da politica fiscal brasileira, sob pena de convivermos com carga tributaria e/ou a dívida

pública entre as mais altas do mundo. O primeiro passo nesse sentido seria a criação de uma

regra para que, ao logo dos anos, as despesas correntes não cresçam acima das receitas.

A seguir, a análise dos indicadores de gestão fiscal está disposta obedecendo a seguinte ordem:

origem dos recursos (

IFGF Receita Própria

), destino dos recursos (

IFGF Gastos com Pessoal

,

IFGF Investimentos

e

IFGF Custo da Dívida

) e, por fim, a disponibilidade de caixa para cobrir as

obrigações de curto prazo (

IFGF Liquidez

).

O indicador mede o total de receitas geradas pelo município, em relação ao total da

receita corrente líquida. Tem como objetivo avaliar o grau de dependência das prefeituras

no tocante às transferências intergovernamentais.

IFGF Receita Própria

0,5079

0,7928

0,5556

0,4808

0,6277

0,2411

0,4545

0,8306

0,4924

0,4871

0,4319

0,2393

IFGF

IFGF Custo

da Dívida

IFGF Gastos

com Pessoal

IFGF Liquidez IFGF Investimentos

IFGF Receita

Própria

2012

2013

Gráfico.

IFGF Brasil e seus indicadores (2012 e 2013)

Dessa forma, o

IFGF Gastos com Pessoal

e o

IFGF Investimentos

apontaram expressivas quedas

frente ao ano anterior (-11,4% e -31,2%, respectivamente). Por sua vez, o

IFGF Receita Própria

(-0,8%) apresentou leve recuo, na medida em que as receitas próprias desaceleraram mais do

que as transferências dos estados e do governo federal. Assim, nem as melhoras do

IFGF Custo

da Dívida

(+4,8%) e do

IFGF Liquidez

(+1,3%) foram suficientes para evitar o pior resultado da série

para o IFGF Brasil. O gráfico abaixo apresenta os indicadores do IFGF.