IFGF 2016 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO-BASE 2015
8
Receita Própria
Investimentos Gastos com pessoal
Liquidez
Custo da Dívida
IFGF Custo da Dívida
: corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total das receitas
líquidas reais
4
(RLR). O índice avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amor-
tizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Abaixo, quadro-resumo dos indicadores que compõem o cálculo do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).
A leitura dos resultados, por indicador ou do índice geral, é bastante simples:
a pontuação varia entre 0 e 1,
sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município
no ano em observação. Com o
objetivo de estabelecer valores de referência que facilitem a análise, foram convencionados quatro conceitos
para o IFGF:
•
Conceito A
(Gestão de Excelência)
►
resultados
superiores a 0,8
pontos.
•
Conceito B
(Boa Gestão)
►
resultados compreendidos
entre 0,6 e 0,8
pontos.
•
Conceito C
(Gestão em Dificuldade)
►
resultados compreendidos
entre 0,4 e 0,6
pontos.
•
Conceito D
(Gestão Crítica)
►
resultados
inferiores a 0,4
pontos.
Outra importante característica do IFGF é que sua metodologia permite tanto comparação relativa quanto
absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos.
Dessa forma, é possível especificar com precisão se uma melhoria relativa de posição em um ranking deveu-
se a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.
IFGF
Capacidade de
Arrecadação
Capacidade
de fazer
Investimentos
Graus de
Rigidez do
Orçamento
Suficiência
de Caixa
Custo da
Dívida de
Longo Prazo
Receita Própria
Rec Corrente líquida
Investimentos
Rec Corrente Líquida
Gastos com Pessoal
Rec Corrente Líquida
Caixa - Restos a pagar
Rec Corrente Líquida
Juros e Amortizações
Rec Líquida Real
22,5%
22,5%
22,5%
22,5%
10,0%
4
A Receita Líquida Real (RLR) é utilizada para apurar o limite de pagamento da dívida de Estados e Municípios renegociada com o
Tesouro Nacional e para o cálculo da relação Dívida Financeira / Receita Líquida Real. Para os municípios, o conceito de RLR exclui do
total de receitas as receitas provenientes de operações de crédito, de alienação de bens, de transferências voluntárias ou de doações
recebidas com o fim específico de atender despesas de capital.