Previous Page  9 / 25 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 9 / 25 Next Page
Page Background

IFGF 2016 - ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL - ANO-BASE 2015

8

Receita Própria

Investimentos Gastos com pessoal

Liquidez

Custo da Dívida

IFGF Custo da Dívida

: corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total das receitas

líquidas reais

4

(RLR). O índice avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amor-

tizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Abaixo, quadro-resumo dos indicadores que compõem o cálculo do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

A leitura dos resultados, por indicador ou do índice geral, é bastante simples:

a pontuação varia entre 0 e 1,

sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município

no ano em observação. Com o

objetivo de estabelecer valores de referência que facilitem a análise, foram convencionados quatro conceitos

para o IFGF:

Conceito A

(Gestão de Excelência)

resultados

superiores a 0,8

pontos.

Conceito B

(Boa Gestão)

resultados compreendidos

entre 0,6 e 0,8

pontos.

Conceito C

(Gestão em Dificuldade)

resultados compreendidos

entre 0,4 e 0,6

pontos.

Conceito D

(Gestão Crítica)

resultados

inferiores a 0,4

pontos.

Outra importante característica do IFGF é que sua metodologia permite tanto comparação relativa quanto

absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos.

Dessa forma, é possível especificar com precisão se uma melhoria relativa de posição em um ranking deveu-

se a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

IFGF

Capacidade de

Arrecadação

Capacidade

de fazer

Investimentos

Graus de

Rigidez do

Orçamento

Suficiência

de Caixa

Custo da

Dívida de

Longo Prazo

Receita Própria

Rec Corrente líquida

Investimentos

Rec Corrente Líquida

Gastos com Pessoal

Rec Corrente Líquida

Caixa - Restos a pagar

Rec Corrente Líquida

Juros e Amortizações

Rec Líquida Real

22,5%

22,5%

22,5%

22,5%

10,0%

4

A Receita Líquida Real (RLR) é utilizada para apurar o limite de pagamento da dívida de Estados e Municípios renegociada com o

Tesouro Nacional e para o cálculo da relação Dívida Financeira / Receita Líquida Real. Para os municípios, o conceito de RLR exclui do

total de receitas as receitas provenientes de operações de crédito, de alienação de bens, de transferências voluntárias ou de doações

recebidas com o fim específico de atender despesas de capital.